Eventos

Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas de Mariana

De 2 a 4 de julho, escolas públicas de Mariana recebem o Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas, uma iniciativa que leva arte, educação e cultura para dentro das salas de aula com espetáculos teatrais acessíveis e interativos. O projeto é uma ação preparatória para o Festival de Popularização do Teatro de Mariana, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho, e reforça o compromisso com a democratização do acesso à arte cênica.

O espetáculo apresentado no circuito, “O Grande Espetáculo que não tem nome”, da Cia Lamparina, é estrelado pelos palhaços Moleza e Lumbriga, que prometem envolver o público infantil com muito humor, criatividade e temas relevantes ao cotidiano dos estudantes.

Segundo o coordenador do projeto, Leandro Borba, o Circuito é uma parte especial da programação que pretende divulgar e valorizar a atividade teatral. “Por meio de atividades lúdicas e interativas, os pequenos participantes terão a oportunidade de mergulhar na história e na cultura do Brasil de uma maneira emocionante e educativa. Abordaremos desde as peças clássicas de autores renomados até as formas mais modernas e experimentais de expressão teatral”, frisa.

Para a Cedro Mineração, apoiar o festival é parte de uma missão maior de fortalecimento comunitário. “O teatro é uma expressão cultural milenar, que reflete cultura, crenças, transformações sociais. Da tragédia à comédia, tem o poder de encantar, inquietar, produzir reflexões. Para a Cedro, é um orgulho poder participar do Festival de Inverno de Mariana através do patrocínio da Campanha de Popularização do Teatro, e oferecer ao povo marianense acesso à arte, cultura e entretenimento gratuito e qualificado”, afirma Marcus Mariani, Especialista em Relação com a Comunidade e Institucional da Cedro Mineração.

O projeto é idealizado e produzido pela Enquanto Isso Produções, com coprodução da Holofote Cultural, e conta com o patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Também conta com o apoio do Pampam e da Prefeitura de Mariana. A realização é do Ministério da Cultura | Governo Federal – União e Reconstrução.

*Cedro Mineração*

Na Cedro Mineração, acreditamos que investir em projetos culturais é essencial para enriquecer a vida e promover o desenvolvimento econômico e social nas comunidades onde atuamos. Por isso, estamos compromissados com o respeito ao meio ambiente e em apoiar iniciativas que valorizem a diversidade cultural, preservem o patrimônio histórico e artístico e promovam o acesso à cultura para todos, além do apoio a mais de 60 projetos sociais, esportivos e de infraestrutura. Assim, fortalecemos a identidade e a cidadania das comunidades, para transformar vidas de forma sustentável. As pessoas estão no centro de tudo que a Cedro faz.

*Programação do Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas:*

📆 02 de julho (quarta-feira)
08h00 | Escola Novo Bento
10h30 | Escola do Morro Santana

📆 03 de julho (quinta-feira)
13h30 | Escola Santa Rita Durão

📆 04 de julho (sexta-feira)
13h30 | Escola de Antônio Pereira

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!