Eventos

Circuito de Popularização do Teatro leva cultura gratuita e reflexão aos distritos de Mariana

A arte teatral está chegando ainda mais perto da população com o Circuito de Popularização do Teatro nos Distritos, uma ação especial do Festival de Popularização do Teatro de Mariana que leva espetáculos gratuitos e acessíveis a comunidades fora da sede do município. A próxima apresentação acontece no domingo, 20 de julho, no Distrito de Camargos, com o espetáculo “O Pequeno Rio Compositor”, da Cia 2×2.

Inspirada na cultura popular de Minas Gerais, a peça mistura teatro, música e contação de histórias para narrar, de forma poética e divertida, a jornada de um rio que perdeu sua voz em razão da degradação ambiental. Em cena, três personagens típicos do interior — o sanfoneiro, a cantadora e o contador de causos — guiam o público por reflexões sensíveis sobre nossas relações com a água e com a natureza.

“O Circuito nos Distritos é uma forma de descentralizar o acesso à cultura e ampliar o alcance do festival. Acreditamos que o teatro deve estar presente em todos os territórios, principalmente nos que têm menor oferta de programação artística. E mais do que entreter, buscamos promover consciência, identidade e pertencimento por meio da arte”, destaca Leandro Borba, coordenador do festival.

A ação integra a programação do Festival de Popularização do Teatro de Mariana, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho, com apresentações no Cine Teatro Municipal, sempre com entrada gratuita e acessibilidade garantida.

“Na Cedro Mineração, acreditamos que investir em cultura é fundamental para o desenvolvimento humano e comunitário. Projetos como esse fortalecem vínculos sociais, valorizam as tradições locais e promovem o acesso à arte em sua forma mais democrática”, afirma Marcus Mariani, Especialista em Relação com a Comunidade e Institucional da empresa.

O Circuito e o Festival são idealizados pela Enquanto Isso Produções, com coprodução da Holofote Cultural, e contam com o patrocínio da Cedro Mineração, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A iniciativa também tem o apoio do Pampam e da Prefeitura de Mariana, e a realização do Ministério da Cultura | Governo Federal – União e Reconstrução.

*Serviço*:

Espetáculo “O Pequeno Rio Compositor” – Cia 2×2
Domingo, 20 de julho de 2025
Distrito de Camargos – Mariana/MG
Entrada gratuita | Duração: 40 minutos

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!