Casa Bandeirista de Ouro Preto recebe imagem de São Gonçalo
Construída no século XVIII para receber os desbravadores paulistas para pouso e abastecimento dos tropeiros que percorriam os caminhos do ouro, época em que a região do distrito de Cachoeira do Campo também se desenvolvia economicamente na agricultura, a Casa Bandeirista foi declarada “Patrimônio Nacional” em 1963 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
As obras de restauração do casarão (que estava em ruínas) se iniciaram em 2012 e, após a readaptação, o espaço vinha sendo utilizado para reuniões e práticas culturais, como oficinas, workshops e trabalhos artesanais para a comunidade.
Em 2020, a Secretaria de Cultura e Patrimônio conseguiu recursos de medida compensatória de um empreendimento comercial na região para realizar a ambientação do espaço, com mobiliário de época e historiografia, criando uma exposição de longa duração.
Segundo o idealizador do projeto, o ex-secretário Zaqueu Astoni, “todo o museu está pronto e este foi desenvolvido sem ônus para o município, com recursos obtidos junto a uma medida compensatória. A parte histórica receberá uma expografia que evoca o período dos bandeirantes, as Cavalhadas, a formação do Distrito de Amarantina e sua importância pra Ouro Preto. O anexo da Casa Bandeirista receberá todos os equipamentos para se tonar um espaço multiuso, com auditório completo, cadeiras, mesas, computador, televisor, Datashow e sonorização. Ainda será instalado um outdoor na rodovia convidando as pessoas a conhecerem o espaço”.
De acordo com o museólogo responsável pela exposição permanente e servidor do Município, Hudson Augusto Silva, a exposição de longa duração, contará um pouco sobre a história e as origens de Minas Gerais, Ouro Preto e Amarantina.
Além do mobiliário de época, a Casa Setentista receberá uma imagem de São Gonçalo de mais de 300 anos vinda de Portugal e um oratório mineiro setecentista, para enriquecer o acervo e valorizar a cultura, além de ser um incentivo para desenvolver e fomentar o turismo no distrito de Amarantina.
Foto: Casa Setentista receberá uma imagem de São Gonçalo de mais de 300 anos vinda de Portugal. Divulgação Secretaria de Patrimônio.
Superintendência de Atos, Chancelaria e Memória Departamento de Comunicação (31) 3559-3286
E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…
Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…
No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…
Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…
Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…
Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…
Ver Comentários
muito bacana, só faltou uma foto da casa.