Categories: Eventos

BH será a capital mundial da cerveja nos dias 5 e 6 de agosto

Conhecida como a Bélgica brasileira, BH vai abrigar nos dias 5 e 6 de agosto a terceira edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC). O evento acontece no Parque da Gameleira trazendo o melhor da cerveja nacional e internacional. Considerado um dos mais antigos e tradicionais polos de produção e desenvolvimento de cervejas do mundo, a Bélgica será o país homenageado no evento deste ano, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores com a Inglaterra, em 2015, e o Reino Unido, em 2016.

Com uma estimativa para 2017 de expor mais de 250 rótulos de cerveja de 50 expositores e o apoio de 700 profissionais de diversas áreas, o FICC cresceu e precisava de uma área com infraestrutura completa, de fácil acesso e vagas de estacionamento. Reinaugurado recentemente, o Parque da Gameleira foi o local escolhido pelo conforto, a comodidade e a segurança necessários para se tornar por dois dias a “Cidade do FICC”.

“O mineiro é um público muito importante, pioneiro na fabricação de cervejas artesanais e o FICC surgiu com a intenção de trazer as novidades do mercado, associado a grandes shows. Aliamos a isso um ambiente seguro e confortável para que o público cervejeiro deste grande polo possa aproveitar a enorme diversidade de estilos que é produzida nas diversas cervejarias. Essa é uma forma da cerveja mineira se mostrar não somente para os mineiros, mas também para o Brasil e o mundo”, explica Diogo Kfoury, um dos idealizadores do festival.

Destinado a um público especializado, consumidores e apreciadores, o FICC se consolida como o maior evento de cervejas artesanais de Minas Gerais, atraindo turistas de diversas partes do país e do exterior, interessados em conhecer as cervejas especiais produzidas no Estado. Para discutir o setor, que cresce 17% ao ano, o evento contará com um espaço para debates e discussões entre representantes do setor e autoridades para avaliar as iniciativas que vêm sendo tomadas e quais os novos rumos o setor deveria tomar para que Minas se mantenha como polo cervejeiro de destaque. Para Monalisa Rodrigues, uma das idealizadoras do Festival, será uma oportunidade de abrir diálogos que possibilitem investimentos a curto e longo prazo e o fortalecimento da indústria por meio de discussões com lideranças políticas e empresariais. “Uma das intenções é que seja gerado um documento propositivo para a continuação do desenvolvimento da cerveja mineira”, comenta.

O Festival Internacional de Cerveja e Cultura chega em novo formato, com novos rótulos de marcas premium relevantes, com produtos de primeira, brasileiras e internacionais, boa gastronomia e um espaço múltiplo com três palcos para shows musicais de bandas e DJs. A criançada também irá se divertir no Espaço Kids.

Em um clima preparado para os amantes do rock ‘n roll e do blues, os apreciadores da cerveja poderão curtir grandes máquinas em duas áreas destinadas ao encontro de motos e à exposição de carros antigos. Para os cervejeiros mostrarem a força de seus produtos, o Concurso de Prateleira irá escolher quais as melhores marcas disponíveis nas prateleiras dos pontos de venda, de acordo com cada categoria.

Com:

#blimabracher
@blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Pouso do Chico Rey tem noite cultural e gastronômica com a presença da historiadora Myriam Ribeiro, os artistas Carlos e Fani Bracher, entre outros grandes nomes

A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…

15 de novembro de 2025

Alunos de escolas de cinco distritos participaram do Programa Estação de Memória e receberam álbum de figurinhas de Engenheiro Côrrea

Mais de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram, entre os dias 10 e…

13 de novembro de 2025

Moreno Veloso leva música e boa prosa ao interior mineiro com o Programa “Sílabas e Sons”

Filho de Caetano Veloso, o cantor e compositor baiano se apresenta em Mariana, Ouro Preto…

5 de novembro de 2025

Prefeitura promove pavimentação com asfalto no Bairro Lagoa

Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a…

31 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Amor é para os fracos, nós fomos felizes pra K*”

Hoje eu dormi com você e, agora, escrevendo tive que limpar meus óculos três vezes,…

27 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!