Eventos

Aulas, eventos e museus: o que muda em Ouro Preto com o Covid-19

Decisões anunciadas pela prefeitura de Ouro Preto sobre o que muda na cidade com o novo Coronavírus

  1. As aulas da rede pública municipal estão suspensas por tempo indeterminado. Apesar de as crianças não serem classificadas como grupo de risco (o qual inclui idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração, asmáticos, doentes renais e fumantes), a suspensão das aulas é necessária para evitar a propagação do novo Coronavírus pela população, uma vez que as crianças têm contato constante com os grupos de risco, principalmente os idosos.
  • Será oficializado um comitê especial composto por representantes dos diversos setores da Secretaria de Saúde, representantes da Ufop, Santa Casa e Unimed. A recomendação do Governo Brasileiro é de que todos os Estados e Municípios adotem medidas para que a propagação do vírus seja retardada, o que daria tempo para que o Sistema Único de Saúde consiga atender a todos. Caso essas medidas não sejam tomadas, pode ocorrer um surto de contaminação que iria superlotar os postos de saúde e hospitais.
  • Aulas na Ufop, IFMG, Rede Particular

A reitora da Ufop, Cláudia Aparecida Marliére de Lima, já sinalizou que as atividades serão paralisadas.

O diretor do IFMG, Reginato dos Santos também anunciou a paralisação das atividades do Instituto pelos próximos 15 dias e anunciou o adiamento da colação de grau e baile de formatura que seriam realizados neste sábado.

A Rede particular está orientada a tomar medidas preventivas como as demais instituições.

  • Aglomerações

A recomendação da Administração Municipal é para que eventos e estabelecimentos com grande público adotem medidas preventivas para redução de aglomeração, se possível evitando-as. A emissão de alvarás para novos eventos está temporariamente suspensa.

  • Semana Santa

A respeito da Semana Santa, o prefeito Júlio Pimenta disse que está aguardando um posicionamento da Arquidiocese de Mariana, que é a responsável pela organização das celebrações.

  • Visitação aos Museus

O Museu Casa dos Inconfidentes (único museu sob responsabilidade da administração municipal) estará com visitação suspensa a partir desta quarta-feira, assim como o Museu de Mineralogia da Escola de Minas e o Museu Casa dos Contos, que também já se encontram de portas fechadas. A diretora do Museu da Inconfidência, Margareth Monteiro também anunciou a suspensão das atividades a partir de amanhã. A recomendação é para que os demais museus da cidade também adotem medidas preventivas.

  • O SESI-MG comunica a suspensão do funcionamento dos centros culturais e escolas de cultura da entidade em todo o estado. Além do Museu de Artes e Ofícios e do Centro Cultural SESIMINAS, na capital mineira, também estarão fechados os centros culturais em Ouro Preto, Uberaba e Tiradentes. Também o Teatro Vânia Campos, de Itaúna, permanecerá fechado. A paralisação das atividades inicia na próxima quinta-feira, 19 de março, e vai até o dia 31 do mesmo mês.
  • Casos em Ouro Preto

Até o momento, Ouro Preto NÃO POSSUI nenhum caso confirmado de COVID-19. Há 7 (sete) casos suspeitos, sendo que 3 (três) deles já foram descartados e 4 (quatro) aguardam resultados dos exames. “É importante adotar medidas de combate ao vírus antes que ele se propague pela nossa comunidade. Inevitavelmente, sabemos que ele chegará, mas temos que evitar ao máximo a sua disseminação, protegendo a nossa população”, esclareceu Júlio Pimenta.

  • O que fazer se estiver com algum sintoma?

Os sintomas do Coronavírus são muito semelhantes ao de uma gripe comum. Caso sinta febre, tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas juntas ou coriza, permaneça em casa e trate os sintomas como se fosse de uma gripe comum.

Caso os sintomas permaneçam e você comece a sentir dificuldades para respirar e apresente tosse seca, ligue para 31 3559-3131 que a equipe da Secretaria de Saúde irá te orientar sobre as medidas a serem tomadas.

Informações:

Superintendência de Atos, Chancelaria e Memória

Departamento de Comunicação

(31) 3559-3286

SESI Ouro Preto Centro Cultural
SESIServiço Social da Industria
Sistema FIEMGFederação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel. (31) 3551-3637 | Fax (31) 3551-5220
sesiouropretocentrocultural@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br | www.sesiouropreto.com.br

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Crônica, por Blima Bracher: “Amor é para os fracos, nós fomos felizes pra K*”

Hoje eu dormi com você e, agora, escrevendo tive que limpar meus óculos três vezes,…

27 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Novo Centro de Habitação da APAE é inaugurado em Ouro Preto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…

1 de outubro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!