Imagem: Patrick de Araujo
Texto: Patrick de Araújo
Com o objetivo de celebrar as tradições e os saberes ancestrais, a União Recreativa do Santa Cruz irá homenagear os povos originários durante o Carnaval 2025. A escola leva para a Praça Tiradentes, a grande avenida do samba, uma das temáticas mais atuais e urgentes do mundo contemporâneo: a relação entre a vida humana e a natureza.
O samba enredo Raízes Ancestrais: o Canto dos Povos Indígenas, apresenta mais do que uma homenagem, a União Recreativa do Santa Cruz faz um “tributo à sabedoria e à conexão dos povos originários com a natureza, destacando como essas culturas moldaram a identidade brasileira.”
 A escola pretende abordar a relação dos povos originários com a terra e os seus ritos. E, em respeito à diversidade de povos existentes no território brasileiro, foram escolhidas três etnias que serão representadas nos desfiles, são elas: os Tupis, os povos que viviam nas proximidades da costa brasileira, os Guaranis que estão em cinco países da América Latína (Paraguai, Uruguai, Bolívia, Brasil, Argentina) e os Yanomamis, povos vivem na região norte do Brasil e que enfrentaram vários conflitos nos últimos anos.
Nascida em 2009, no bairro Santa Cruz, a União Recreativa que leva o nome do bairro nasceu com o objetivo de desenvolver atividades carnavalescas, desportivas, educacionais, recreativas e folclóricas. Os ensaios da União Recreativa do Santa Cruz acontecem em frente ao Bar do Milton, um ponto de encontro do bairro. A comunidade se envolve na preparação da escola e na torcida no dia do desfile. A escola de samba do bairro Santa Cruz, se apresenta na Praça Tiradentes no domingo de Carnaval, dia 01 de março.
Hoje eu dormi com você e, agora, escrevendo tive que limpar meus óculos três vezes,…
Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…
Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…
Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…