Imagem: Ane Souz
A folia em Ouro Preto começou nessa quinta-feira com a abertura oficial do Carnaval 2025 – 50 anos do “O Balanço da Cobra”. A Praça Tiradentes, no coração da cidade patrimônio da humanidade, recebeu a corte momesca ao som das marchinhas do centenário Club Zé Pereira dos Lacaios. Milhares de pessoas acompanharam a festa que, ainda, contou com o pagode do grupo Di Propósito.
Para garantir um carnaval de muita alegria, o rei Luiz Carlos, a rainha Camila Souza, o rei da diversidade Thiago Sacramento e a rainha da diversidade Emiliana Marquetti receberam a chave da cidade pelas mãos do prefeito Angelo Oswaldo. “Entregamos a chave para garantir animação total por toda a cidade e nos distritos”, disse.
O Carnaval de Ouro Preto acontece em seis pontos do Centro Histórico e em nove distritos ou localidades. “Esse é o carnaval da tranquilidade e da liberdade. Ouro Preto vem na liderança da melhor festa do interior de Minas Gerais”, comemorou o prefeito. Nos seis dias de evento, 61 blocos se apresentam nas ladeiras. Oito escolas de samba desfilam no domingo (2) e na segunda-feira (3), com carros alegóricos, passistas e uma bateria nota 10.
Tradição e alegria
Os bonecos gigantes do Club Zé Pereira dos Lacaios abriram as festividades. Fundado há 158 anos, o bloco é reconhecido como o mais antigo do Brasil ainda em atividade. O bloco “Vermelho i Branco”, que tradicionalmente se concentra no bairro Rosário, arrastou uma multidão.
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Jeane Silva
Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…
No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…
Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…
Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…
Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…
A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…