Blima Bracher

Ouro Preto: entre a folia e a geração de renda

Uma das festas mais tradicionais do país, enche as ladeiras históricas de Ouro Preto de cores vibrantes e muita música. E por trás dos blocos e agremiações centenárias, há uma enorme engrenagem financeira, que faz girar toda a economia local. As movimentações econômicas que ocorrem durante esse período são notáveis. E podem ser observadas por alguns indicadores, sendo um deles, o aumento da prestação de serviços durante esse período. A Prefeitura de Ouro Preto disponibilizou 180 alvarás especiais, para hospedagens, vendas ambulantes, blocos carnavalescos e festas republicanas. Até o momento, 117 empreendedores já emitiram o alvará. Número expressivo e que abraça todos os setores econômicos do município, uma vez que a renda trazida pelo carnaval, através dos inúmeros foliões que passam pela cidade, permanece aqui, fomentando a economia e gerando um extra para a população, que é tão importante para fechar as contas de início de ano. “Essa injeção de renda direta para os ouro-pretanos vem, não só através do turismo, mas também pela contratação de trabalhadores temporários, que engloba pessoas de diversas áreas, diferentes níveis de escolaridade ou experiência. Conseguindo integrar todos, de alguma forma, a fazerem parte da movimentação e diversificação da economia”. Ressalta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra.

E não é só Ouro Preto que tem boas perspectivas para o carnaval deste ano. De acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que no âmbito nacional, a folia movimente cerca de R$ 9 bilhões. E Minas Gerais entra nesse índice, através da projeção no crescimento do turismo, onde o estado lidera com 20,2% dos visitantes. Sendo Ouro Preto um dos principais destinos dos foliões, com a estimativa de mais de 50 mil pessoas para o carnaval de 2024.

Além disso, existe toda uma estrutura que é montada antecipadamente, para que o Carnaval seja aproveitado de forma consciente e que o patrimônio de Ouro Preto, conhecido mundialmente, esteja blindado quanto a qualquer tipo de dano. Uma das ações inclui a colocação de tapumes usados para a proteção de bens e pontos importantes, que se transformam em telas pintadas por nossos artistas locais, garantindo a proteção e contribuindo para o visual das ruas. Contando com o apoio de vários agentes públicos, que se mobilizam em pontos da cidade, para garantir um carnaval seguro em todos os aspectos.

Texto: Ana Laura Grapiuna / Revisão: Victor Stutz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments