Irreverente, único e representativo, Zé Pereira é um dos blocos mais importantes do Carnaval ouro-pretano e, por isso, ontem, 11 de fevereiro, foi inaugurado em sua sede, no bairro Antônio Dias, o Centro de Memória do Zé Pereira do Club dos Lacaios.
Sendo o bloco mais antigo de Ouro Preto, com seus 154 anos, o centro retrata toda a história, tradição e música desse grupo carnavalesco que, ao primeiro toque dos seus clarins, toda comunidade sai para as ruas. É a entidade carnavalesca mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta desde sua criação.
Presidente do Club, Arthur Ramos contou sobre algumas descobertas importantes da história do bloco. “Identificamos diversos objetos que estavam perdidos, reunimos e organizamos todos num acervo permanente para visitação de toda a comunidade e turistas. Além disso, faremos uma sucessão de vários resgates, como o retorno dos carros alegóricos e cinco músicas de clarins que não eram executadas há mais de 70 anos”.
“Lacaios é tradição e memória”! Assim foi definido o Zé Pereira pelo prefeito Angelo Oswaldo. “O Club dos Lacaios é memória viva do carnaval mais do que sesquicentenário de Ouro Preto, por isso, é muito importante este centro de memória. Estamos vendo aqui o registro de todos esses carnavais, de todas essas pessoas que durante 154 anos construíram a belíssima história do famoso Zé Pereira, o qual sai pelas ladeiras com cariás, clarins, lampadários e cavalheiros, fazendo uma festa maravilhosa”.
A cerimônia, que foi transmitida pelas redes sociais do Club do Zé Pereira, contou também com a participação da vice, Regina Braga, do Bispo Bom Barroso, dos secretários de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, da Casa Civil, Zaqueu Astoni, do presidente da Câmara Municipal, Alessandro Correia (Sandrinho), do diretor da Casa da Ópera, Roberto Sussuca, e do assessor especial Evandro Xavier.
ZÉ PEREIRA DO CLUB DOS LACAIOS
Desde 1867, o Zé Pereira do Club dos Lacaios, mais conhecido como Zé Pereira, sai nas ruas animando a comunidade ouro-pretana e a todos que vêm curtir o carnaval em Ouro Preto.
Seus tradicionais catitões fazem alusão à figura do folclore e cultura brasileira, como Tiradentes e personalidades ouro-pretanas: “Waldir do Radinho”, “Sinhá Olímpia” e “Ninica”, por exemplo. O bloco sobe as ladeiras acompanhado pela banda e pelos tradicionais capetinhas e cariás, como são mais conhecidos.Superintendência de Atos, Chancel
Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…
Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…
Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…
✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…
Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…
Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…
Ver Comentários
Até o Padre Barroso aderiu aos Lacaios? Foi meu colega de infancia. Indo a Ouro Preto vou procura-lo. Conto com sua ajuda para estar com ele. Estamos com 84 aninhos...
José Fernando D. Saraiva