Em Ouro Preto

XlX Jogos Escolares de Ouro Preto

Em mais uma ação de incentivo ao esporte e à juventude, a Prefeitura de Ouro Preto realizou o evento de abertura do XIX Jogos Escolares de Ouro Preto. A solenidade contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, do secretário de Esporte e Lazer, Wagner Melo, da secretária de Educação, Deborah Tavares, e de representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O primeiro dia dos Jogos Escolares foi marcado pela participação de 15 escolas municipais, estaduais e privadas. Ao longo do evento, crianças e jovens de várias idades puderam mostrar suas habilidades em apresentações de ginástica acrobática e dança.

O secretário Wagner Melo explicou que, neste ano, os Jogos Escolares, que ocorriam no mês de março, estão sendo realizados a partir de outubro: “A decisão de mudar os jogos para o final do ano foi resultado de um planejamento que a Secretaria de Esportes e Lazer articulou, para dar mais tempo para as escolas realizarem as atividades previstas, visando maior contribuição do evento para os jovens estudantes”.

Na abertura, acompanhando a estudante Marya Eduarda, da EE Professora Maria do Carmo Almeida, do distrito de Amarantina, todos os atletas participantes firmaram publicamente o compromisso de realizarem competições justas, saudáveis e respeitosas.

Marcando também o início dos Jogos Escolares, o atleta Lucas Tobias, ginasta campeão mundial em 2017 no Campeonato Mundial Age Group, foi quem trouxe a Tocha Olímpica para o Ginásio da UFOP, representando o simbolismo do torneio.

Por fim, a secretária Deborah Tavares aproveitou a oportunidade para destacar a importância de iniciativas como os Jogos Escolares: “Existe uma competição entre as escolas, entre os times, entre os estudantes, mas esse torneio não deve ser encarado como rivalidade, mas como uma oportunidade de mostrar os talentos de atletas que podem surgir no nosso município. Iniciativas como esta precisam ser amplamente apoiadas por núcleos da educação e também do esporte”.

Os Jogos Escolares de Ouro Preto, que tiveram o início nesta segunda-feira (24), é um evento classificatório para a Etapa Microrregional do Jogos Escolas de Minas Gerais, que acontece em 2023.

Texto: Rodrigo Nassif | Revisão: Victor Stutz. Foto Ane Souz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!