Em Ouro Preto

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a sua sexta e última edição de 2024. No dia 22/11, o público, como já é tradição, terá a oportunidade de aproveitar uma intensa e diversa programação de atividades culturais e artísticas gratuitas, para todas as idades. O evento acontece no dia do Músico e, além disso, o mês de novembro nos convoca a outras importantes celebrações que serão reverenciadas pelo projeto, como o dia 20/11 – Dia da Consciência Negra – e o aniversário da FAOP, comemorado no dia 25/11.

A programação já está definida. Pela manhã serão realizadas oficinas de cinema para crianças, de cerâmica para jovens a partir de 12 anos e adultos, e de técnicas de tingimento de tecidos para interessados em geral. À tarde, a programação oferece oficinas de culinária, de teatro de bonecos, de artes marciais e de maracatu de baque virado. Confirmadas, ainda, oficina de criação de livro de artista e lançamento de livro acompanhado de performance artística, além de uma palestra sobre a Umbanda, a partir de uma visão decolonialista.

O encontro na Praça Antônio Dias começa a partir das 17h, com mostra audiovisual em homenagem ao Dia do Músico, feira de arte, artesanato e gastronomia, e muita música com DJ e grupos de música latino-americana, maracatu, chorinho e samba.

EDIÇÕES ESPECIAIS

O projeto multicultural Sextas Abertas é realizado pela FAOP desde 2016, contudo, este ano conta com o patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ao longo do ano, cinco de seis edições, já foram realizadas, conectando os moradores e visitantes de Ouro Preto com a arte, a cultura e a gastronomia, tendo o bairro Antônio Dias como território criativo e principal cenário.

O projeto vem experimentando estabelecer novas parcerias e conexões. Na edição do dia 25/05, por exemplo, a segunda edição do ano, o “Sextas” se conectou com o festival “Fado em Cidades Históricas”, estendendo sua programação para o Adro das Dores. Já no dia 23/08, no mês do Patrimônio, foi a vez do projeto se conectar com as histórias das minas ouro-pretanas, o que aconteceu com uma visita guiada, palestra e apresentação de manifestações culturais tradicionais na Mina do Bijoca.

O público pode acompanhar os registros e todas as informações sobre o evento na página oficial do projeto no Instagram: @sextasabertas.

As oficinas artístico-culturais e gastronômicas são realizadas no bairro Antônio Dias, em sua maioria na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, que funciona no Casarão Pedro Aleixo, um amplo imóvel erguido no século XIX, que oferece ambientes variados, incluindo pátios abertos e ateliês de linguagens artísticas diversas. Algumas práticas se estendem por áreas do entorno, aproveitando a bela e histórica paisagem de Ouro Preto.

CEMIG

O projeto SEXTAS ABERTAS NO ANTÔNIO DIAS é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Idealizado pela FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto, com o apoio do Instituto Território Criativo e Realização IRENI Inteligência em Eventos e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

SERVIÇO:

PROJETO SEXTAS ABERTAS NO ANTÔNIO DIAS

Dia:22/11, das 8h às 23h

Locais:

– Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP – Praça Antônio Dias, nº 80
– Praça Antônio Dias

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Autor de “Escrava Isaura”, Bernardo Guimarães tem semana de homenagens em Ouro Preto.

De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…

31 de julho de 2025

Ouro Preto: Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…

30 de julho de 2025

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…

29 de julho de 2025

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Nova sinalização nas ruas de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…

25 de julho de 2025

Festival de Jazz chega a Ouro Preto com homenagens a Ella Fitzgerald e Dolores Duran

De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição…

24 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!