Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP - Blima Bracher
Blima Bracher

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a sua sexta e última edição de 2024. No dia 22/11, o público, como já é tradição, terá a oportunidade de aproveitar uma intensa e diversa programação de atividades culturais e artísticas gratuitas, para todas as idades. O evento acontece no dia do Músico e, além disso, o mês de novembro nos convoca a outras importantes celebrações que serão reverenciadas pelo projeto, como o dia 20/11 – Dia da Consciência Negra – e o aniversário da FAOP, comemorado no dia 25/11.

A programação já está definida. Pela manhã serão realizadas oficinas de cinema para crianças, de cerâmica para jovens a partir de 12 anos e adultos, e de técnicas de tingimento de tecidos para interessados em geral. À tarde, a programação oferece oficinas de culinária, de teatro de bonecos, de artes marciais e de maracatu de baque virado. Confirmadas, ainda, oficina de criação de livro de artista e lançamento de livro acompanhado de performance artística, além de uma palestra sobre a Umbanda, a partir de uma visão decolonialista.

O encontro na Praça Antônio Dias começa a partir das 17h, com mostra audiovisual em homenagem ao Dia do Músico, feira de arte, artesanato e gastronomia, e muita música com DJ e grupos de música latino-americana, maracatu, chorinho e samba.

EDIÇÕES ESPECIAIS

O projeto multicultural Sextas Abertas é realizado pela FAOP desde 2016, contudo, este ano conta com o patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ao longo do ano, cinco de seis edições, já foram realizadas, conectando os moradores e visitantes de Ouro Preto com a arte, a cultura e a gastronomia, tendo o bairro Antônio Dias como território criativo e principal cenário.

O projeto vem experimentando estabelecer novas parcerias e conexões. Na edição do dia 25/05, por exemplo, a segunda edição do ano, o “Sextas” se conectou com o festival “Fado em Cidades Históricas”, estendendo sua programação para o Adro das Dores. Já no dia 23/08, no mês do Patrimônio, foi a vez do projeto se conectar com as histórias das minas ouro-pretanas, o que aconteceu com uma visita guiada, palestra e apresentação de manifestações culturais tradicionais na Mina do Bijoca.

O público pode acompanhar os registros e todas as informações sobre o evento na página oficial do projeto no Instagram: @sextasabertas.

As oficinas artístico-culturais e gastronômicas são realizadas no bairro Antônio Dias, em sua maioria na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, que funciona no Casarão Pedro Aleixo, um amplo imóvel erguido no século XIX, que oferece ambientes variados, incluindo pátios abertos e ateliês de linguagens artísticas diversas. Algumas práticas se estendem por áreas do entorno, aproveitando a bela e histórica paisagem de Ouro Preto.

CEMIG

O projeto SEXTAS ABERTAS NO ANTÔNIO DIAS é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Idealizado pela FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto, com o apoio do Instituto Território Criativo e Realização IRENI Inteligência em Eventos e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

SERVIÇO:

PROJETO SEXTAS ABERTAS NO ANTÔNIO DIAS

Dia:22/11, das 8h às 23h

Locais:

– Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP – Praça Antônio Dias, nº 80
– Praça Antônio Dias

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments