Em Ouro Preto

Turismo: conheça as 5 unidades de conservação de Ouro Preto

Atualmente, são cinco Unidades de Conservação Municipais de Ouro Preto: O Parque Natural Municipal das Andorinhas, o Parque Natural Municipal Horto dos Contos, Monumento Natural Municipal Gruta de Nossa Senhora da Lapa, Monumento Natural Municipal Arqueológico do Morro da Queimada e o Parque Natural Municipal de Cachoeira do Campo.
Parque Natural Municipal das Andorinhas: Protegendo a Natureza desde 1968
Inaugurado em 1968, o Parque Natural Municipal da Cachoeira das Andorinhas passou por transformações significativas em 2005. A Câmara Municipal de Ouro Preto aprovou o Projeto de Lei 69/05, estabelecendo novos limites e renomeando a Unidade de Conservação para Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA). Com uma área expandida de 557 hectares, o Parque tem como objetivo principal a preservação da flora, fauna e demais recursos naturais.

A Cachoeira das Andorinhas, ponto central do Parque, deve seu nome à migração anual dessas aves, que escolhem suas fendas rochosas para construir ninhos durante o período de reprodução. O Parque abriga diversas quedas d’água, é um local de beleza natural.

Horto dos Contos: Um Capítulo Botânico na História de Ouro Preto

Fundado por ordem do Rei em 1799 como Horto Botânico de Vila Rica, o Horto dos Contos é um exemplo da riqueza histórica da região. Reaberto em 2021 após alguns anos fechado, o Horto possui flora e fauna importantes para Ouro Preto. Suas três entradas principais, localizadas na Rodoviária, no Museu Casa dos Contos e na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, oferecem acesso a 2,5 km de trilhas no centro histórico de Ouro Preto.

Devoção à Nossa Senhora da Lapa: Preservando a Fé e a Natureza

A Gruta Nossa Senhora da Lapa, a 26 km de Ouro Preto, é um local sagrado com uma história iniciada em 1757, quando crianças afirmaram ter visto Nossa Senhora naquele local.

Além de ações educativas, a Prefeitura assinou decretos e termos de compromisso para garantir a proteção da área, incluindo a construção de um portal de entrada, cercamento, revisão do Plano de Manejo e instalação de biodigestores para tratamento do esgoto.

Morro da Queimada: Entre Ruínas e História

Denominado inicialmente Morro do Ouro Podre ou Morro do Pascoal Silva, o Morro da Queimada é hoje um sítio arqueológico marcado por vestígios de residências e serviços de mineração dos séculos XVIII e XIX. O local foi palco da Sedição de 1720, conhecida como Revolta de Filipe dos Santos. Além de suas ruínas, oferece uma vista única do centro histórico e do Pico do Itacolomi.

Parque Natural Municipal de Cachoeira do Campo: O mais novo parque recreativo

Em uma parceria entre a Companhia Vale, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto (SEMMA-OP) e a comunidade local, nasceu o Parque Natural Municipal de Cachoeira do Campo. A área, doada pela Vale, abrange 3,6032 hectares com um perímetro total de 1.146,25 metros, proporcionando um ambiente propício para a preservação da biodiversidade e a promoção de atividades recreativas.

O projeto, consolidado por meio de um convênio com prazo inicial de três anos, teve início em 12 de junho de 2010. De acordo com o convênio, o Parque Natural Municipal de Cachoeira do Campo tem como objetivo principal a criação de uma área de lazer e recreação que inclui estacionamentos, pista de caminhadas, equipamentos de ginástica, brinquedos, iluminação, além de uma casa sede e uma área administrativa.

A Secretaria de Meio Ambiente convida toda a população a visitar os parques e áreas protegidas e, também, a acompanhar a série de matérias sobre a história de cada uma delas!

Texto: Maria Eduarda Gomes / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!