Blima Bracher

Tapetes devocionais e programação da Semana Santa de Ouro Preto

Imagem: Ane Souz

Durante a noite do Sábado de Aleluia, moradores e turistas de Ouro Preto se reúnem em torno da fé para a tradicional confecção dos tapetes devocionais. A montagem é uma tradição que remonta ao século XVIII.

Os tapetes conduzem os fiéis pelo trajeto das procissões, unindo história, tradição e arte nas ruas ouro-pretanas durante os ritos religiosos da Semana Santa.

Este ano, além da montagem dos tapetes, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição convidou grupos de serestas da cidade para se apresentarem e encantarem a todos que participam da confecção, retomando uma prática antiga dos músicos ouro-pretanos.

distribuição da serragem fica sob responsabilidade da Prefeitura. Dias antes das celebrações da Semana Santa, os funcionários do setor de eventos da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ouro Preto realizam o tingimento da serragem de madeira, bem como o preparo de outros materiais para a confecção dos tapetes, como a cal, a farinha de trigo, o pó de café a até mesmo flores secas. O tingimento da serragem é feito com pigmentos naturais, para que não deixem marcas no calçamento da cidade após o evento. Isso garante a preservação do nosso patrimônio e não produz materiais agressivos ao meio ambiente. É importante destacar que os tapetes devocionais são manifestações de devoção religiosa, portanto, devem conter símbolos que manifestam a fé.

No sábado, dia 8 de abril, a partir das 20h, todos estão convidados a participar dessa belíssima manifestação de fé.

Toda a comunidade de Ouro Preto e os turistas são convidados a participar da confecção dos tapetes devocionais!

Clique aqui e confira a programação completa da Semana Santa!

Texto: Patrick Araújo / Revisão: Nízea Coelho

 Álbum de fotos

  • blimabracher@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucia Nicodemo

Devoção trazida pelos portugueses, em Ouro Preto o trabalho distingue -se pela beleza e criatividade!