Blima Bracher

Secretaria de Ouro Preto: Turismo Indústria e Comércio tem nova gestora

Margareth Monteiro e Angelo Osvaldo

Com a saída do ex-secretário Rodrigo Câmara, que assumiu um cargo no Governo do Estado, a gestão da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio foi repassada oficialmente à Margareth Monteiro. A cerimônia da posse foi feita ontem, 09 de novembro, na Casa de Gonzaga, que também confirmou o secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, como interino da pasta de Cultura e Patrimônio até a nomeação de um novo gestor.

O prefeito Angelo Oswaldo esclareceu o porquê das mudanças ocorridas. “Precisamos de ação, prática, pragmática e objetiva. Iniciamos hoje a reforma administrativa com alguns ajustes que depois serão consagrados na nova legislação que está sendo finalizada para aprovação na Câmara Municipal. Começamos pela união de Cultura e Turismo, com a Margareth Monteiro à frente da gestão, visando simplificar a ação da Prefeitura do ponto de vista operacional e do público, que se dirige a um só local onde encontrará respostas para demandas que são muito parecidas”. Angelo reforçou a competência da Margareth frente à pasta de Cultura e Patrimônio. “Ela tem feito um trabalho excelente à frente da Secretaria e agora com a união com o Turismo, tenho certeza que será uma nova era para a cidade. Confio plenamente no trabalho dela e da sua equipe que vem somar ao quadro da Casa de Gonzaga”. O prefeito relembrou que Margareth foi rainha do carnaval quando ele era secretário de Cultura e Turismo em Ouro Preto e pediu: “peço que você continue sendo nossa rainha e nos proporcione uma belíssima festa no próximo ano”.

De acordo com o prefeito, as novas mudanças já passam a valer e a Secretaria de Patrimônio conta com um novo serviço de políticas urbanas, uma meta do seu plano de governo e que trabalhará nas questões de habitação, expansão e controle da área urbana. “Presente desde o primeiro dia da nossa gestão, Yuri é um profissional excelente, administrador público tarimbado e, com sua experiência, tenho certeza que poderemos avançar nessa área de políticas urbanas, que será conduzida, em breve, pelo advogado Yuri Assunção”.

Angelo agradeceu ao Rodrigo Câmara pelos serviços prestados como secretário. “Rodrigo que é um grande fotógrafo, designer, programador visual, curador de exposições, trouxe uma nova dimensão para a Secretaria de Turismo. Desejo a ele um sucesso ainda maior que ele já recolheu aqui no nosso Município. Acredito que foi uma bela escolha do secretário Leônidas”.

Zaqueu possui vasta experiência na pasta por já ter ocupado o cargo em outras ocasiões e é mestrando em Preservação do Patrimônio Cultural pela UNESCO/IPHAN. “Sinto-me honrado em assumir a Secretaria e já tenho feito reuniões com a equipe para alinhar as demandas. Vou dar sequência aos trabalhos já iniciados pela Margareth até que a pasta tenha um secretário definitivo”.

Margareth Monteiro, secretária de Turismo, Indústria e Comércio, assume a pasta com sentimento de alegria, satisfação e recomeço, desejando que seja abençoado e iluminado. “É com muita satisfação que assumo a Secretaria, trazendo para junto do Turismo, a Cultura, pois, entendemos que as duas áreas que estão inteiramente ligadas uma à outra. A cultura fortalece o turismo e por outro lado, o turismo valoriza a cultura local, ainda mais na nossa cidade que é linda, maravilhosa, que respira arte, cultura e liberdade”.

A nova secretária contou os próximos passos da sua gestão frente à Secretaria de Turismo. “Temos dois grandes desafios, o natal e, logo em seguida, o carnaval, que já está em análise a melhor forma de realizá-lo. Estamos nos preparando para que ele aconteça de um modo mais simples e seguindo alguns protocolos, por exemplo, o passaporte, que será o cartão de vacina e garante livre acesso à todas atividades festivas da cidade. Na noite do natal, queremos uma ação de acender as luzes da cidade em menção ao período de pandemia, trazendo a luz dessa vitória, da luta contra a COVID-19 e em respeito às vidas perdidas e pela saúde das pessoas”. Margareth ainda reforçou que uma série de ações da pasta do Patrimônio está estão sendo finalizadas e que será feita a entrega dessas demandas até dezembro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments