Blima Bracher

Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto realiza mais de 300 atividades no ano

Imagem: Patrick Araújo
Rede Integrada de Proteção ao Turismo

Entre as ações da Secretaria de Cultura e Turismo, pode destacar-se a inauguração da Rede Integrada de Proteção ao Turismo que possui o intuito de promover mais segurança aos visitantes de Ouro Preto. A iniciativa visa coibir a criminalidade que possa de alguma forma lesar os turistas e prejudicar os trabalhadores do ramo.

Selo Cidade Amiga do Audiovisual

Ouro Preto recebeu o Selo Cidade Amiga do Audiovisual, certificação dada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Empresa Mineira de Comunicação, que demonstra ao mercado que a cidade deseja receber e incentivar a indústria cinematográfica

Monitoramento do fluxo turístico

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, por meio da Diretoria de Estudos Econômicos, foi criado o sistema de monitoramento do turismo em Ouro Preto, uma iniciativa para coletar dados nos atrativos da cidade, com o objetivo de compreender o perfil do público visitante da nossa cidade.

ICMS Turismo

No mês de agosto, a relação dos índices referentes ao ICMS Turismo, programa da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado (Secult) foram divulgados. Ouro Preto garantiu sua habilitação com nota 10, resultado máximo da avaliação. Este é o sétimo ano em que a cidade obtém o conceito máximo na avaliação do governo estadual, garantindo o desenvolvimento econômico, cultural e social do município a partir da atividade turística.

Promoção de eventos

Ao longo do ano, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou e apoiou mais de 300 atividades culturais realizadas na sede e nos distritos de Ouro Preto. A promoção de eventos desenvolve o turismo cultural e movimenta toda a cadeia produtiva do município, aquecendo a economia da cidade. Dentre os principais eventos destacam-se o Carnaval Imperial 2023, o Festival de Inverno, o retorno da Expoouro e os principais eventos do calendário oficial da cidade.

Ações da Cultura

Restauração do Casarão Rocha Lagoa

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou a entrega da obra de restauração do Casarão Rocha Lagoa. A restauração foi feita com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio (FUNPATRI) e supervisionada pelos técnicos do Departamento de Projetos Especiais (PROESP).

Reabertura da Casa da Ópera

O Teatro Municipal de Ouro Preto, a Casa da Ópera, foi reaberto ao público no dia 15 de dezembro. A Casa esteve fechada para reforma nos últimos meses, como parte das ações da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para proteção e preservação do patrimônio cultural ouro-pretano.

Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu

A Festa da Goiaba é um evento cultural realizado pela Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (ADAF). O evento reúne diversas atividades culturais para celebrar o final da colheita da goiaba e a produção da tradicional goiabada cascão, promovendo e valorizando a tradição centenária reconhecida como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto.

Além das iniciativas citadas, a Secretaria de Cultura e Turismo promoveu vários programas, eventos, palestras e movimentos voltados ao turismo e à cultura. Acesse nosso site e confira tudo: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo
Texto: Sabrina Pereira / Revisão: Patrick Araujo / Paulo Barcala

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments