Doces feitos em tachos de cobre, casario colonial, cheirinho de fogão a lenha e janelas abertas para a simplicidade de um pátio que abriga a igreja dedicada ao padroeiro. Assim é o distrito de São Bartolomeu, localizado a 18km de Ouro Preto. Cercado de natureza exuberante, a vila é banhada pelo Rio das Velhas e cercada pelo Parque Estadual Uaimi.
Com 700 habitantes, o local pode se tornar a melhor vila turística do mundo. “São Bartolomeu é um pequeno e notável distrito. Dispensa porta-voz e tem como principal atrativo as pessoas. Pessoas monumentais!”, afirmou Rodrigo Câmara, secretário de turismo.
A Prefeitura de Ouro Preto, por intermédio da Secretaria de Turismo, inscreveu o vilarejo para participar do concurso “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
O concurso busca identificar aldeias ou vilarejos que adotem estratégias inovadoras e transformadoras para o turismo em áreas rurais. Segundo Rodrigo, “a associação de moradores e produtores de doces receberam a notícia com muita alegria. “
O secretário disse ainda que São Bartolomeu vai na contramão das tendências do êxodo rural. Por lá, é cada vez mais comum ver o espírito empreendedor que retém mão de obra e os profissionais de vários ofícios, dentro do distrito. Além da produção dos doces de frutas, registrados como patrimônio imaterial desde 2008, o vilarejo, também, se destaca na produção de queijo, da cachaça e do artesanato.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.