Em Ouro Preto

Rumo ao futuro: Ouro Preto anuncia pacote de ações

A Agenda de desenvolvimento econômico tem a finalidade de apresentar aos cidadãos e empresários o compilado de ações adotadas pela Prefeitura para fomentar a economia de Ouro Preto, com definição de prazos e resultados esperados, em especial, os com maior potencial de geração sustentável de emprego e renda.

“Trata-se do compromisso do Executivo Municipal com o desenvolvimento econômico de Ouro Preto, com benefícios a curto e a longo prazo”, explica o prefeito Angelo Oswaldo. “É planejar o futuro do município sem esquecer das demandas do presente”, complementa o secretário de Governo, Felipe Guerra.

O subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Augusto Oliveiras Cabido, ressalta: “o que eu considero mais importante é trazer a retomada econômica, modernizar as estruturas do município para facilitar a vida de quem produz”.

Entre as ações, destacam-se:

Edital de atração de empresas para ocupar o Galpão Industrial de Cachoeira do Campo: iniciativa que deve gerar aproximadamente 100 empregos diretos, por meio da concessão do terreno com galpão. O objetivo principal é restaurar a dignidade do espaço, por meio de processo transparente, que permitirá ampla concorrência entre as interessadas. A longo prazo, espera-se consolidar o local consonante com sua finalidade inicial, ou seja, criar o Polo Industrial de Cachoeira do Campo.

Adesão à Lei Federal de Liberdade Econômica: referente a simplificação jurídica e fiscal, com objetivo de desburocratizar e agilizar a abertura de empresas, reduzir impostos e isentar de alvarás inúmeras atividades.

● 640 atividades de baixo risco serão dispensadas de alvará;

● Abertura da empresa poderá ser feita em 24h.

● Redução de ISS de diversas atividades já vigentes: barbearia, cabeleireiros, manicuros, pedicuros, esteticistas, ginástica, dança, esportes, natação, artes marciais e demais atividades físicas, aplicação de tatuagens, piercings e congêneres, dentre outros.

● Isenção de Taxa de Coletas de Resíduos: Ensino regular pré-escolar, fundamental, médio e superior. Instrução, treinamento, orientação pedagógica e educacional, avaliação de conhecimentos de qualquer natureza, dentre outros.

Moeda Digital de Ouro Preto: medida para estimular a circulação de dinheiro no comércio local, possibilitando a manutenção do emprego e renda de milhares de ouro-pretanos. Com essa iniciativa, os servidores públicos municipais poderão adiantar 40% do salário utilizando a moeda digital, que só poderá ser usada no comércio local, evitando, assim, a fuga de capital. Além disso, visitantes e turistas poderão trocar dinheiro por moeda digital para comprar no comércio local.

Recuperação de Convênios: repactuação dos convênios com entraves administrativos, permitindo ao município recuperar investimentos na casa de R$38 milhões, a serem utilizados sobretudo em obras de infraestrutura, programas de assistência social e no combate ao Coronavírus.

Além destas medidas, o secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, pontua que estão incluídas na Agenda de Desenvolvimento Econômico: Política Municipal de Inovação e Tecnologia, Plano de Economia Criativa e Solidária, Pacto pelo Desenvolvimento Socioeconômico e a ampliação das atividades de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto realizadas nas comunidades e distritos de Ouro Preto.

Outras iniciativas que também fazem parte da Agenda são a Criação do Fundo Soberano de Investimento e a Plataforma de Dados Abertos. “O Fundo vai garantir a manutenção dos investimentos quando o município não puder contar com as receitas da mineração”, explica o secretário da Fazenda, Felipe Pinho. Já a Plataforma “é uma moderna ferramenta disponibilizada para que cidadãos e empresários tenham acesso a dados e informações públicas do município, possibilitando, por exemplo, que os potenciais investidores tenham informações seguras para a tomada de decisão”, finaliza a Secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha.

Estiveram presentes no evento o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Douglas Augusto Oliveiras Cabido, o assessor Institucional de Liberdade Econômica de Minas Gerais, Lucas Pitta, os secretários municipais de Governo, Felipe Guerra, da Fazenda, Felipe Pinho, da Casa Civil, Zaqueu Astoni, o presidente da ACEOP – Associação Comercial de Ouro Preto, Valmir Maximiano, dentre outros representantes de setores comerciais.

Foto: Neno Vianna. Fonte: Prefeitura de Ouro Preto.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

  • É inacreditável a balela dos políticos. A cobrança de água já é um fato absurdo para tirar dinheiro do coitado para manter o luxo dos falsos nobres. Imagina que um pedaço de horta caseira gaste 200 litros. Acabou-se as hortas, chiqueiros e galinheiros que ajudavam na renda. Consumiram os recursos da Samarco e querem fazer fama extorquindo a população uma nova derrama de impostos. Comemorar Tiradentes é uma anedota.

Posts Recentes

Evento fortalece a Rota Turística Jaguara como destino de encanto, história e sabores

Festival Uaimií movimenta Acuruí com música, cultura e impacto econômico de R$ 450 No último…

7 de agosto de 2025

Fique atento às oficinas ofetecidas pelo Festival Tudo é Jazz em Ouro Preto

O Festival Tudo é Jazz promove neste final de semana oficinas gratuitas para músicos. As…

6 de agosto de 2025

Autor de “Escrava Isaura”, Bernardo Guimarães tem semana de homenagens em Ouro Preto.

De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…

31 de julho de 2025

Ouro Preto: Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…

30 de julho de 2025

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…

29 de julho de 2025

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!