Em Ouro Preto

Restauro da Igreja de São Bartolomeu: das mais antigas do Brasil

A igreja de São Bartolomeu, no distrito de Ouro Preto será restaurada. O anúncio foi dado durante a reunião de representantes do poder público e moradores do distrito, os quais lotaram a igreja à espera da informação.

O recurso de R$1,5 milhão de reais para a restauração foi disponibilizado pelo Ministério Público, e a Prefeitura entra com contrapartida no valor de R$ 200.000,00 proveniente do Fundo Municipal de Patrimônio.

O prefeito Angelo Oswaldo ressalta que essa é uma das igrejas mais antigas do interior do Brasil, tombada como patrimônio nacional. “Nós estamos no aguardo das medidas que o Iphan irá tomar posteriormente. Já estamos em contato com a nova direção do Iphan e com o Ministério da Cultura na certeza de que, com o apoio do presidente Lula à área da Cultura, nós iremos resgatar a matriz de São Bartolomeu e, em breve, a Igreja do Bom Jesus de Matosinho, em Ouro Preto”.

Já na próxima essa semana, técnicos do Instituto Yara Tupinambá iniciaram o levantamento das obras estruturais para sustentação da igreja, como troca de barrotes e esteios de madeira, além de outros serviços que são Nico emergenciais. Além de moradores e do prefeito, compareceram o coordenador de Patrimônio Público Cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Marcelo Maffra, a superintendente do Iphan em Minas Gerais, Débora Nascimento, a chefe do escritório técnico do Iphan em Ouro Preto, Maria Raquel Alves Ferreira, a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, o presidente do Conselho de Patrimônio de Ouro Preto, Carlos Magno, representantes do Instituto Tupinambá e o vereador Júlio Gori.

Texto: Nízea Coelho

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!