Em Ouro Preto

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana – PMOP
Por: Vívian Chagas
A primeira etapa das obras de restauração da Capela de Sant’Ana, localizada na Chapada, localidade de Ouro Preto, está em fase final de execução. A intervenção é realizada pela Prefeitura de Ouro Preto, com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio (Funpatri). O investimento nesta fase inicial foi de R$ 215 mil.
Entre os serviços já concluídos estão a instalação do sistema de prevenção e combate a incêndios, o sistema de segurança eletrônica, a descupinização da capela e a pintura da fachada.
O prefeito Angelo Oswaldo falou sobre a importância da intervenção: “A Capela de Sant’Ana guarda um lustre do século XIX, originalmente pertencente à antiga Capela de Santa Rita, demolida para a construção da grandiosa Matriz de Santa Rita de Ouro Preto. O lustre foi transferido para a Capela de Sant’Ana, mas estava incompleto, com algumas mangas faltando. Restauramos uma manga e recebemos outras duas de Edson Toledo, um grande parceiro na preservação do patrimônio. Com isso, conseguimos completar o lustre e devolvê-lo à sua forma original.”
O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, destacou o impacto cultural e histórico da obra: “A Capela de Sant’Ana é um ícone para nossa cidade, com grande valor histórico e religioso. Esta obra de restauração reflete o nosso compromisso com a preservação do patrimônio de Ouro Preto, garantindo segurança e acessibilidade para que as futuras gerações também possam vivenciar nossa história.”
O gerente de Cultura, Wanderson Rolla, falou sobre a situação crítica da capela antes das obras:“O estado da capela era preocupante, principalmente com relação ao sistema de prevenção de incêndios. Havia uma notificação do Corpo de Bombeiros, e foi com grande esforço que conseguimos resolver essa pendência, garantindo mais segurança para o local.”
A restauração da capela seguirá para a segunda etapa, prevista para começar em maio de 2025, com duração estimada de seis meses. Nesta fase, serão realizadas intervenções estruturais essenciais, incluindo a substituição e reforço do piso, a recuperação do forro e de sua estrutura, além da restauração de elementos de madeira, alvenaria e demais componentes arquitetônicos necessários para garantir a segurança e a preservação da capela. Em seguida, a terceira etapa será focada na restauração dos elementos artísticos do templo.

Os projetos de intervenção e a fiscalização da execução das obras são elaborados e gerenciados pela equipe do Departamento de Projetos Especiais (Proesp), gerenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Museu Casa dos Inconfidentes em Ouro Preto será fechado para reforma

O Museu Casa dos Inconfidentes, localizado na Vila Aparecida, ficará fechado para reforma a partir…

25 de agosto de 2025

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo receberá a Coroação Pontifícia

O privilégio foi concedido pelo Papa Leão XIV. O pedido foi feito pelo pároco, Padre…

21 de agosto de 2025

Prefeitura de Ouro Preto investe na qualificação dos profissionais do Setor Turístico

Diversos profissionais participaram da Qualificação da Mão de Obra de Turismo. Eles irão receber o…

19 de agosto de 2025

Guia digital de Ouro Preto em aplicativo

A Prefeitura de Ouro Preto lança o Guia Ouro Preto Digital na próxima terça-feira, em…

19 de agosto de 2025

Handebol é promessa para crianças em Ouro Preto

As crianças e adolescentes que compõem a equipe feminina do Projeto queMini-Handebol, desenvolvido pela Secretaria…

18 de agosto de 2025

Ouro Preto reforça compromisso com Patrimônio Cultural

No dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, Ouro Preto…

14 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!