Em Ouro Preto

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana – PMOP
Por: Vívian Chagas
A primeira etapa das obras de restauração da Capela de Sant’Ana, localizada na Chapada, localidade de Ouro Preto, está em fase final de execução. A intervenção é realizada pela Prefeitura de Ouro Preto, com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio (Funpatri). O investimento nesta fase inicial foi de R$ 215 mil.
Entre os serviços já concluídos estão a instalação do sistema de prevenção e combate a incêndios, o sistema de segurança eletrônica, a descupinização da capela e a pintura da fachada.
O prefeito Angelo Oswaldo falou sobre a importância da intervenção: “A Capela de Sant’Ana guarda um lustre do século XIX, originalmente pertencente à antiga Capela de Santa Rita, demolida para a construção da grandiosa Matriz de Santa Rita de Ouro Preto. O lustre foi transferido para a Capela de Sant’Ana, mas estava incompleto, com algumas mangas faltando. Restauramos uma manga e recebemos outras duas de Edson Toledo, um grande parceiro na preservação do patrimônio. Com isso, conseguimos completar o lustre e devolvê-lo à sua forma original.”
O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, destacou o impacto cultural e histórico da obra: “A Capela de Sant’Ana é um ícone para nossa cidade, com grande valor histórico e religioso. Esta obra de restauração reflete o nosso compromisso com a preservação do patrimônio de Ouro Preto, garantindo segurança e acessibilidade para que as futuras gerações também possam vivenciar nossa história.”
O gerente de Cultura, Wanderson Rolla, falou sobre a situação crítica da capela antes das obras:“O estado da capela era preocupante, principalmente com relação ao sistema de prevenção de incêndios. Havia uma notificação do Corpo de Bombeiros, e foi com grande esforço que conseguimos resolver essa pendência, garantindo mais segurança para o local.”
A restauração da capela seguirá para a segunda etapa, prevista para começar em maio de 2025, com duração estimada de seis meses. Nesta fase, serão realizadas intervenções estruturais essenciais, incluindo a substituição e reforço do piso, a recuperação do forro e de sua estrutura, além da restauração de elementos de madeira, alvenaria e demais componentes arquitetônicos necessários para garantir a segurança e a preservação da capela. Em seguida, a terceira etapa será focada na restauração dos elementos artísticos do templo.

Os projetos de intervenção e a fiscalização da execução das obras são elaborados e gerenciados pela equipe do Departamento de Projetos Especiais (Proesp), gerenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festival de Inverno de Ouro Preto tem programação para todos os públicos: confira

Com um leque grande que vai do erudito ao popular, passando por diversos gêneros musicais…

15 de julho de 2025

Noite ‘Do Barroco ao Pop” do Festival de Inverno levanta a Casa da Ópera

Com a batida dos baixos intermitentes , o Maestro Robson Bessa mostrou ao púbico que…

12 de julho de 2025

Festival de Inverno vai ocupar Horyo dos Contos em Ouro Preto

O Festival de Inverno 2025 vai ocupar o Parque Horto dos Contos com o "Horto…

10 de julho de 2025

Parceria entre Museu de Mariana e Palácio das Artes traz concertos para o Festival de Inverno

O Museu de Mariana, em parceria com o Palácio das Artes e a Fundação Clóvis…

4 de julho de 2025

Festival de Inverno acontece na Praça do Centro de Convenções: programação completa

Texto: Bruno Willens/ Revisão: Marília Mesquita Julho é especial em Ouro Preto porque tem o…

2 de julho de 2025

Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas de Mariana

De 2 a 4 de julho, escolas públicas de Mariana recebem o Circuito de Popularização…

30 de junho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!