Segundo Rachel Falcão, idealizadora e coordenadora do projeto pela FAOP, “a extensão das ações do SEXTAS ABERTAS para os distritos busca não apenas ampliar ainda mais o acesso do público a uma programação artístico-cultural de qualidade, como também valorizar as referências culturais locais e promover a vitalidade criativa da comunidade”. A programação de rua, em frente à Igreja Queimada, começa a partir das 16h com a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia. E o público poderá aproveitar, ainda, o espetáculo cênico-musical Trupe Sons do Brasil e o show com a Banda dos Primus, que fecha a noite em clima de festa e celebração cultural.
O projeto SEXTAS ABERTAS – EDIÇÃO 2025 é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com idealização e co-realização da FAOP | Fundação de Arte de Ouro Preto, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI – Inteligência em Eventos, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
CRÉDITO DAS FOTOS: artistas e oficineiros arquivo pessoal | Igreja Queimada Patrick Araújo
PROGRAMAÇÃO:
TARDE
NA CASA DE CULTURA E NA ESCOLA E. ANTÔNIO PEREIRA (Rua da Lapa Queimada, 27)
13h às 17h – Oficina de “CRIAÇÃO DE PERSONAGENS POP-UP”, com o artista gráfico Fernando
Siqueira – a partir de 15 anos
13h às 17h – Oficina de Culinária “ANGU À BAIANA (com versão vegetariana)”, com Rose Buffet – a partir de 16 anos
14h às 16h – Oficina de “CRIAÇÃO DE BICHINHOS COM FOLHAS E GALHOS SECOS, com Rosemeire de Paula – de 6 a 10 anos
14h30 às 17h30 – Oficina de “CRIAÇÃO DE BRINCOS E COLARES COM RESÍDUOS TÊXTEIS”, com Gislaine Matos – a partir de 16 anos
NA GRUTA NOSSA SENHORA DA LAPA
13h às 17h – Oficina de Educação Ambiental Espeleológica “CONHECENDO O FANTÁSTICO
MUNDO DAS CAVERNAS E OS ENCANTOS DA GRUTA NOSSA SENHORA DA LAPA”, com Filipe Leite e Aline Barbosa – a partir de 11 anos
TARDE E NOITE
EM FRENTE À IGREJA QUEIMADA
A partir das 16h – FEIRA DE ARTE, ARTESANATO e GASTRONOMIA
18h30 – Espetáculo cênico-musical TRUPE SONS DO BRASIL
19h30 – BANDA DOS PRIMUS
Neste sábado (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Em Ouro Preto, Cidade Patrimônio…
Uma fila repleta de atoress, diretores e pesdoas ligadas ao cinema , teatro e tv…
Nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h, o público de Ouro Preto poderá…
A Prefeitura de Ouro Preto realizou, nesse sábado (13), a entrega de mais 20 unidades…
A Casa dos Conselhos empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTQIAP+…
O 4º Festival Gastronômico de Ouro Preto acontece na Praça da UFOP, no bairro Pilar,…