Blima Bracher

Primeira Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, realizará a 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico, de 16 a 19 de agosto (quarta-feira a sábado), no Centro de Arte e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento tem como tema ‘Com vocação para crescer, integração para desenvolver’ e promete ser oportunidade única para impulsionar o crescimento econômico local e fortalecer a comunidade empresarial.

Para participar da Semana é preciso fazer inscrição através do site www.semanadedesenvolvimento.com.br.

Pela primeira vez em Ouro Preto, graças à parceria da Administração Municipal com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), empresários locais e toda a população terão a oportunidade de ampliarem redes de contatos, conhecerem as novidades e serviços oferecidos por 42 expositores, além de terem acesso a uma rica programação cultural, gastronômica e de lazer. É essencial que um território tenha um sistema de governança local gerido por uma agência como a Adesiap, que possui experiência em gestão de mais de 24 eventos relacionados a negócios.

A 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto tem o patrocínio da Gerdau, Samarco e Sicoob Credimepi, além do apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), SEBRAE e do Governo do Estado de Minas Gerais, que também participará do evento como expositor.

A Adesiap é gestora também das Semanas de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, que completará a sua 17ª edição entre 22 e 25 de agosto, com mais de 184 expositores, e de Ouro Branco, que realizará sua 3ª edição de 6 a 9 de setembro, com 93 expositores.

São aguardados para a abertura do evento o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; o secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas), Marcelo de Souza e Silva; o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), Nadim Donato Filho; além de representantes das principais empresas do município e outros atores locais.

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Semana de Desenvolvimento Econômico está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Ao promover ações integradas, o evento busca impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região, com foco em práticas sustentáveis e responsáveis. Os eixos temáticos propostos para o evento abrangem temas como inovação, empreendedorismo, turismo, cultura, economia criativa, cooperativismo, terceiro setor, investimentos e gestão financeira.

Programação completa para diversos públicos

A 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto inova ao apresentar uma programação diversificada que aborda temas estratégicos para o desenvolvimento local, em atividades direcionadas para três públicos-alvo: estudantes, empresários e população em geral. Cursos, palestras, workshops e consultorias individuais proporcionarão capacitação e qualificação para quem está em busca de aprimoramento profissional.

Durante o Painel de Investimentos das Empresas Privadas dos Inconfidentes e Alto Paraopeba, as empresas âncoras apresentarão ao público os investimentos que estão sendo realizados na região.

A Feira da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços contará com a exposição de empresas e organizadores e oferecerá oportunidades de relacionamentos e negócios entre os participantes.

Já para a população em geral, a 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico contará com palestras e temas relevantes sobre terceiro setor, economia criativa, inovação, entre outros, promovendo a disseminação de conhecimento e a conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

Palestras

O evento apresentará nomes como o do influenciador digital e palestrante Rick Chesther, que virá a Ouro Preto pela primeira vez, no dia 16 de agosto (quarta-feira), às 20h. Ele ministrará a palestra ‘Pega a Visão – Desenvolvimento, Motivação e Foco’, no Teatro Ouro Preto. Esta é a oportunidade perfeita para empresários, estudantes e gestores públicos se inspirarem na trajetória de sucesso desse empreendedor internacional.

O ex-vendedor de água venceu os desafios da vida e viralizou com um vídeo em que ensina como ganhar dinheiro comercializando o produto. Atualmente, Rick Chesther é referência para milhares de pessoas.

Outro destaque é Mazé Lima, que se apresentará no dia seguinte, 17 de agosto (quinta-feira), também às 20h, no Teatro Ouro Preto, com um tema inspirador: ‘Vencer na Adversidade’.

A ex-faxineira e atual empreendedora compartilhará com o público a forma como criou uma loja de doces, superando desafios aparentemente intransponíveis. O principal objetivo de sua palestra é motivar as mulheres a acreditarem no próprio potencial.

A entrada para as palestras é franca. As inscrições podem ser feitas pelo link www.semanadedesenvolvimento.com.br e são limitadas a 500 vagas.

Cultura, Arte e Gastronomia Local

Os participantes do evento poderão desfrutar de apresentações culturais, exposições de arte e da rica gastronomia local, valorizando a cultura e a identidade da região.

Uma Semana de Oportunidades

Enfim, a 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto representa oportunidades de crescimento para a cidade e região. “Ao promover a integração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, o evento cria um ambiente propício para o desenvolvimento conjunto de estratégias e ações voltadas ao progresso sustentável”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto, Felipe Guerra.

“Todos devem aproveitar a chance de participarem deste marco histórico para Ouro Preto. Estudantes, empresários e membros da comunidade poderão compartilhar conhecimento, conectarem-se com profissionais do mercado, desfrutarem da cultura local e encontrarem excelentes oportunidades de negócios”, completa o secretário.

Serviço

Local: Centro de Arte e Convenções da UFOP.

Rua Diogo de Vasconcelos, Nº328, bairro Pilar.

Programação completa (clique no link):

Semana de Desenvolvimento Econômico

Data: 16 a 19 de agosto de 2023.

REALIZAÇÃO:

Prefeitura Municipal de Ouro Preto – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto.

GESTÃO:

ADESIAP (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba)

PATROCINADORES:

Gerdau

Samarco

Sicoob Credimep

APOIO:

SEBRAE – Minas Gerais

Governo de Minas Gerais

Associação Comercial Empresarial de Ouro Preto (ACEOP)

Centro de Artes e convenções da UFOP

UFOP

Texto: REVERBERAAA COMUNICAÇÃO – Alisson Ferreira

Fotos: Ane Souz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments