Em Ouro Preto

Prefeitura de Ouro Preto repassa 3 milhões para a Santa Casa

Imagem: Neno Vianna
Na última sexta-feira, a Prefeitura de Ouro Preto garantiu o repasse de aproximadamente R$5,3 milhões para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, após a assinatura da Lei nº 1.514, de 1º de novembro de 2024.

Com essa nova regulamentação, o Poder Executivo municipal firma um acordo judicial com a Irmandade, devido ao descumprimento de um contrato firmado entre as partes em 2013. A verba será investida em melhorias nas atividades hospitalares e ambulatoriais prestadas pela Santa Casa, além de cobrir honorários dos advogados que atuaram no caso.

O valor decorre de uma dívida acumulada por mais de uma década, que aumentava devido aos juros e correções, gerando um problema para a Prefeitura e que permaneceu sem resolução ao longo de duas gestões municipais anteriores. “Uma inadimplência do Município por não ter cumprido o que estava estabelecido. Romperam o contrato e deixaram esse problema”, explicou o prefeito Angelo Oswaldo. Assim que tomou conhecimento da dívida, ele acionou prontamente a Procuradoria-Geral do Município para discutir a melhor forma de estabelecer um acordo judicial, evitando conflito com a Irmandade e buscando solucionar as pendências de maneira rápida.

Márcia Valadares, representante do Conselho de Saúde, agradeceu à Prefeitura por assumir a dívida e resolver o problema de forma célere. Além dela, o provedor da Santa Casa, Marcelo Oliveira, também expressou gratidão à Procuradoria e à Câmara dos Vereadores pela compreensão e apoio no caso. Ele afirma que, até o fim da atual gestão municipal, a Santa Casa será um hospital de referência em nível nacional, com a expectativa de oferecer cerca de 200 leitos e apartamentos aos pacientes e de aprimorar os serviços.

Marcelo também destacou que quase 20 mil pessoas já deixaram de buscar atendimento em outras cidades, pois muitos tratamentos, como os de oncologia e AVC, já são realizados em Ouro Preto. Angelo enalteceu o setor de saúde em Ouro Preto e os serviços prestados pela Santa Casa, que considera um hospital exemplar e um dos melhores do interior do estado. Ele afirmou que a Santa Casa se encontra “em uma das suas mais importantes fases de expansão e consolidação”.

Estiveram presentes na assinatura da lei os vereadores Lilian França, Alessandro Sandrinho, e Luciano Barbosa; o presidente da Câmara dos Vereadores, Zé do Binga; o secretário de governo, Yuri Borges; o procurador-geral, Diogo Ribeiro; o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni; e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.

Texto: Samuel Almeida/ Revisão: Greiza Tavares

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!