Em Ouro Preto

Prefeitura de Ouro Preto repassa 3 milhões para a Santa Casa

Imagem: Neno Vianna
Na última sexta-feira, a Prefeitura de Ouro Preto garantiu o repasse de aproximadamente R$5,3 milhões para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, após a assinatura da Lei nº 1.514, de 1º de novembro de 2024.

Com essa nova regulamentação, o Poder Executivo municipal firma um acordo judicial com a Irmandade, devido ao descumprimento de um contrato firmado entre as partes em 2013. A verba será investida em melhorias nas atividades hospitalares e ambulatoriais prestadas pela Santa Casa, além de cobrir honorários dos advogados que atuaram no caso.

O valor decorre de uma dívida acumulada por mais de uma década, que aumentava devido aos juros e correções, gerando um problema para a Prefeitura e que permaneceu sem resolução ao longo de duas gestões municipais anteriores. “Uma inadimplência do Município por não ter cumprido o que estava estabelecido. Romperam o contrato e deixaram esse problema”, explicou o prefeito Angelo Oswaldo. Assim que tomou conhecimento da dívida, ele acionou prontamente a Procuradoria-Geral do Município para discutir a melhor forma de estabelecer um acordo judicial, evitando conflito com a Irmandade e buscando solucionar as pendências de maneira rápida.

Márcia Valadares, representante do Conselho de Saúde, agradeceu à Prefeitura por assumir a dívida e resolver o problema de forma célere. Além dela, o provedor da Santa Casa, Marcelo Oliveira, também expressou gratidão à Procuradoria e à Câmara dos Vereadores pela compreensão e apoio no caso. Ele afirma que, até o fim da atual gestão municipal, a Santa Casa será um hospital de referência em nível nacional, com a expectativa de oferecer cerca de 200 leitos e apartamentos aos pacientes e de aprimorar os serviços.

Marcelo também destacou que quase 20 mil pessoas já deixaram de buscar atendimento em outras cidades, pois muitos tratamentos, como os de oncologia e AVC, já são realizados em Ouro Preto. Angelo enalteceu o setor de saúde em Ouro Preto e os serviços prestados pela Santa Casa, que considera um hospital exemplar e um dos melhores do interior do estado. Ele afirmou que a Santa Casa se encontra “em uma das suas mais importantes fases de expansão e consolidação”.

Estiveram presentes na assinatura da lei os vereadores Lilian França, Alessandro Sandrinho, e Luciano Barbosa; o presidente da Câmara dos Vereadores, Zé do Binga; o secretário de governo, Yuri Borges; o procurador-geral, Diogo Ribeiro; o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni; e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.

Texto: Samuel Almeida/ Revisão: Greiza Tavares

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Programa Sextas Abertas chega ao distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto

Segundo Rachel Falcão, idealizadora e coordenadora do projeto pela FAOP, “a extensão das ações do…

29 de setembro de 2025

No Dia Mundial do Turismo, Ouro Preto reafirma estratégias do setor

Neste sábado (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Em Ouro Preto, Cidade Patrimônio…

26 de setembro de 2025

Atriz e diretora Larissa Bracher lança livro na prestigiada livraria da Travessa no Shopping Leblon

Uma fila repleta de atoress, diretores e pesdoas ligadas ao cinema , teatro e tv…

24 de setembro de 2025

Sucesso internacional, ” Tom na Fazenda” chega à Casa da Ópera de Ouro Preto

Nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h, o público de Ouro Preto poderá…

19 de setembro de 2025

PMOP entrega 20 casas do programa “Um teto é tudo”

A Prefeitura de Ouro Preto realizou, nesse sábado (13), a entrega de mais 20 unidades…

16 de setembro de 2025

Posse dos membros do Conselho dos Direitos da População LGBTQIAP+ em Ouro Preto

A Casa dos Conselhos empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTQIAP+…

11 de setembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!