Em Ouro Preto

Prefeitura de Ouro Preto amplia acesso da população à Justiça

Imagem: Gabrielle Quintão
Foi firmado o convênio que prevê, desde de junho deste ano (2023), uma parceria entre o município de Ouro Preto e a Assessoria Jurídica Comunitária (AJC), projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da UFOP (NDH-UFOP).

O projeto tem como objetivo promover o acesso à informação e à justiça, ou seja, por meio de visitas presenciais, os integrantes do projeto atuam na comunidade e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ouro Preto e dos distritos ao redor, oferecendo orientações jurídicas referentes às demandas da população. Os pesquisadores aconselham a comunidade sobre os pontos de vista legais e, quando necessário, encaminham as questões aos órgãos competentes para a resolução.

Para Diogo Ribeiro, procurador-geral do Município, “a parceria da Procuradoria geral com o Projeto AJC da UFOP vem somar com os esforços da gestão Angelo Oswaldo que nos orientou a ampliar o atendimento da Assistência Judiciária Municipal. O projeto tem por objetivo a orientação do cidadão hipossuficiente para solução de seus problemas e resolução alternativa de conflitos da sociedade”.

Com a existência do convênio, a Assistência Judiciária Municipal recebe impulso e fortalecimento, tendo seus serviços somados ao projeto e obtendo bons resultados, como colocado por Natália Lisbôa, coordenadora docente do projeto pela Ufop: “Já conseguimos perceber um impacto positivo com a parceria com a PMOP. Além de ampliarmos nossos pontos de atendimento na sede, a parceria tem possibilitado realizar os atendimentos em alguns distritos. Já estamos atendendo quinzenalmente no Cras de Antônio Pereira e na casa da festa em São Bartolomeu”.

Os atendimentos, além das visitas agendadas nos distritos, acontecem semanalmente em locais fixos. Sendo nas segundas e quartas no Conselho Regional de Administração (CRA), no Conselho Tutelar e no Pilar e, nas terças e quintas, na Paróquia Cristo Rei e no CRAS. Nesses lugares, assim como na Assistência Judiciária do município, basta que os interessados, sendo cadastrados no CRAS ou não, se apresentem solicitando o serviço.

Texto: June Ruegger / Revisão: Nízea Coelho

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!