Em Ouro Preto

Prefeitura de Ouro Preto amplia acesso da população à Justiça

Imagem: Gabrielle Quintão
Foi firmado o convênio que prevê, desde de junho deste ano (2023), uma parceria entre o município de Ouro Preto e a Assessoria Jurídica Comunitária (AJC), projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da UFOP (NDH-UFOP).

O projeto tem como objetivo promover o acesso à informação e à justiça, ou seja, por meio de visitas presenciais, os integrantes do projeto atuam na comunidade e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ouro Preto e dos distritos ao redor, oferecendo orientações jurídicas referentes às demandas da população. Os pesquisadores aconselham a comunidade sobre os pontos de vista legais e, quando necessário, encaminham as questões aos órgãos competentes para a resolução.

Para Diogo Ribeiro, procurador-geral do Município, “a parceria da Procuradoria geral com o Projeto AJC da UFOP vem somar com os esforços da gestão Angelo Oswaldo que nos orientou a ampliar o atendimento da Assistência Judiciária Municipal. O projeto tem por objetivo a orientação do cidadão hipossuficiente para solução de seus problemas e resolução alternativa de conflitos da sociedade”.

Com a existência do convênio, a Assistência Judiciária Municipal recebe impulso e fortalecimento, tendo seus serviços somados ao projeto e obtendo bons resultados, como colocado por Natália Lisbôa, coordenadora docente do projeto pela Ufop: “Já conseguimos perceber um impacto positivo com a parceria com a PMOP. Além de ampliarmos nossos pontos de atendimento na sede, a parceria tem possibilitado realizar os atendimentos em alguns distritos. Já estamos atendendo quinzenalmente no Cras de Antônio Pereira e na casa da festa em São Bartolomeu”.

Os atendimentos, além das visitas agendadas nos distritos, acontecem semanalmente em locais fixos. Sendo nas segundas e quartas no Conselho Regional de Administração (CRA), no Conselho Tutelar e no Pilar e, nas terças e quintas, na Paróquia Cristo Rei e no CRAS. Nesses lugares, assim como na Assistência Judiciária do município, basta que os interessados, sendo cadastrados no CRAS ou não, se apresentem solicitando o serviço.

Texto: June Ruegger / Revisão: Nízea Coelho

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Crônica, por Blima Bracher: ” Batendo Palhada”

Para garantir uma ceia de Natal animada, algumas receitas são infalíveis. Principalmente, no dia seguinte,…

27 de dezembro de 2025

Livro de Eduardo Bezerra Cavalcanti observa simbolismos e o mistério existencial na poesia de Drummond

O pensamento simbólico em Drummond – estudo literário, de Eduardo Bezerra Cavalcanti, revê o imaginário…

18 de dezembro de 2025

Confira os horários de funcionamento dos museus e casas de cultura em Ouro Preto neste fim de ano

Museu Casa dos Inconfidentes Fechado para reforma. Museu de Ciência e Técnica Fechado por tempo…

17 de dezembro de 2025

Cultura, gastronomia e história em clima de Natal

Imagem: Patrick de Araújo Já imaginou caminhar por um cenário que parece ter saído diretamente…

9 de dezembro de 2025

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!