Em Ouro Preto

Prefeito de Ouro Preto cobra pagamento de CFEM das mineradoras

Imagem: Arquivo/ PMOP
A 59ª Assembleia da Associação Brasileira dos Municípios Mineradores (AMIG Brasil) lançou, nessa terça-feira (08), uma campanha nacional para combater a sonegação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) praticada por mineradoras. O Tribunal de Contas da União (TCU) apurou que o país, estados e municípios deixaram de arrecadar mais de R$ 20 bilhões nos últimos 7 anos.

O prefeito Angelo Oswaldo, que é membro da diretoria da AMIG Brasil, e o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni, estiveram no encontro, em Brasília, para reivindicarem os pagamentos devidos pelas mineradoras que atuam em Ouro Preto. Também estiveram presentes deputados, a diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM) e demais prefeitos de cidades impactadas.

Com o mote “O mineral é seu. O prejuízo também.”, a campanha busca conscientizar sobre os impactos financeiros da sonegação. Além disso, denuncia a omissão do Governo Federal e a fragilidade da fiscalização da mineração no Brasil. Segundo levantamento, cerca de 70% dos títulos minerários ativos no país não recolhem a CFEM e, entre os que recolhem, repassam valores até 40% menores.

Prejuízos

“Estamos acendendo uma luz sobre os problemas da mineração e buscando os nossos recursos devidos”, afirmou Angelo Oswaldo. Conforme divulgação da ANM, Ouro Preto possui a 11ª maior arrecadação da CFEM do Brasil e acumula um alto prejuízo.

A sonegação dos recursos impacta diretamente na execução de políticas públicas e de investimentos na infraestrutura, na Saúde e na Educação, por exemplo. Os membros da AMIG Brasil também se reuniram com o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, e cobraram um Plano Nacional de Fiscalização para auditar mineradoras e evitar perdas fiscais.

Angelo Oswaldo ainda conversou com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para que ele apoie e priorize o ressarcimento a Ouro Preto. O Ministério Público Federal (MPF) já instaurou um inquérito para investigar as irregularidades apontadas pela AMIG Brasil. “Estamos unidos e determinados a receber o que nos é devido”, ressaltou

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Cronograma de limpeza dá ruas em Ouro Preto

Confira os locais que estão no cronograma para os serviços a partir de 5 de…

30 de abril de 2025

Atividades gratuitas tomam as ruas de Ouro Preto na Semana da Inconfidência

A Semana da Inconfidência em Conexões tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei…

26 de abril de 2025

Prefeitura propõe reajuste e melhorias para servidores em negociações

A Prefeitura de Ouro Preto realizou, nesta quarta-feira, 16 de abril, mais uma rodada de…

22 de abril de 2025

Imagem de Jesus do séc. XVlll encanta fiéis nas procissões de Ouro Preto

No último final de semana, o Nosso Senhor dos Passos novamente atravessou as ruas de…

16 de abril de 2025

Ouro Preto em busca de melhorias para a MG-129

Com o objetivo de buscar melhorias para a MG-129 e evitar a recorrência de acidentes…

16 de abril de 2025

Nova sede da Creche Municipal Anita Araujo em Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP A Prefeitura de Ouro Preto inaugurou a nova sede da Creche…

16 de abril de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!