Em Ouro Preto

” Pormenor de Ausência ” com Giuseppe Oristanio na Casa da Ópera

A Casa da Ópera recebe espetáculo “Pormenor de Ausência”, com o ator Giuseppe Oristanio

Data: 12/05/2024 à 12/05/2024
Local: Casa da Ópera
O Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, leva a Ouro Preto o espetáculo “Pormenor de Ausência”, com o ator Giuseppe Oristânio e direção de Ernesto Piccolo. A peça traz reflexões sobre os últimos anos da vida de Guimarães Rosa, fase de intensa atividade do autor, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora já estivesse com a saúde fragilizada. O texto é resultado de uma pesquisa feita pela autora Livia Baião. A única apresentação acontece no Teatro Municipal Casa da Ópera (R. Brg. Musqueira, 104), no dia 12 de maio, domingo, às 19h.
O ator Giuseppe Oristânio destaca que levar a peça para o público de Ouro Preto e a todos que estiverem visitando essa cidade histórica, é uma maneira de enriquecer ainda mais o espetáculo. “Apresentar em Minas tem uma relevância muito grande, porque Guimarães Rosa era de Cordesburgo, era um mineiro que saiu de Minas, mas manteve toda a alma mineira dentro dele até o fim, e isso é retratado em todas as suas obras de maneira sublime. Apresentar em Minas e apresentar em Ouro Preto, para mim, pessoalmente, é uma grande honra, porque Ouro Preto, sabemos todos, é rica em história, é rica em cultura, é rica em tudo que a brasilidade pode nos apresentar”, avalia.

Tatyana Rubim revela que é sempre instigante associar o teatro à literatura mineira. “E não há melhor oportunidade que essa para transbordarmos a experiência e a partir da peça e “devorar” Guimarães Rosa e experimentá-lo por sua obra ou pelo teatro. Por isso, temos esse belo espetáculo em nossa programação”, diz Tatyana. O Teatro em Movimento já circulou com a peça “Pormenor de Ausência” em cidades como Belo Horizonte, no Memorial Minas Gerais Vale, e Uberaba, sempre com sessões esgotadas.
Essa edição do Teatro em Movimento em Ouro Preto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.

A saga de Guimarães Rosa para realizar o seu quase obsessivo desejo de se tornar um Imortal da Academia Brasileira de Letras é transposta para o palco na peça “Pormenor de Ausência”. A montagem é resultado de uma pesquisa aprofundada feita pela autora Lívia Baião que se debruçou sobre os acervos de cartas e manuscritos do próprio Guimarães Rosa. De acordo com Lívia, o texto procurou dar voz a um lado quase desconhecido do grande escritor, contrapondo sua genialidade às questões que o atormentavam em seus últimos anos de vida. Em cena, está o ator Giuseppe Oristânio em uma interpretação sensivelmente humana de Guimarães. Todas as faces do escritor são retratadas por Oristanio, como seus dilemas existenciais, sua relação com o misticismo e a religiosidade, as entrelinhas de suas obras e personagens e, claro, sua mineiridade.

Ficha técnica

Ator: Giuseppe Oristanio/ Texto: Livia Baião/ Diretor: Ernesto Piccolo/ Trilha sonora: Rodrigo Penna/ Ambientação cênica: José Dias/ Iluminação: Wilmar Olos e Celma Úngaro/ Figurino: Suely Gerhardt/ Realização em Ouro Preto: Teatro em Movimento/ Produção: rubim Produções/ Patrocínio Master Instituto Cultural Vale/ Apoio: Prefeitura de Ouro Preto, Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto/ Assessoria de imprensa Luz Comunicação – Jozane Faleiro

Serviço:

Teatro em Movimento apresenta “Pormenor de Ausência”, em Ouro Preto

Duração: 70 min

Classificação: 12

Local: Teatro Municipal Casa da Ópera (R. Brg. Musqueira, 104 – Ouro Preto)

Dia /Horário: 12 de maio de 2024, domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Venda pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/pormenor-de-ausencia-com-giuseppe-oristanio/2429908

Teatro Em Movimento

O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 22 anos, em 2023, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios. Além disso, o projeto também atua em outros Estados e outras cidades. Desde então, contabiliza 269 repertórios, que somam mais de 779 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 400.888 pessoas. Desde 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatiana Rubim. Foto Alberto Marinho.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Lançamento do Documentário do Festival da Terra 2024 destaca Juventude e Agroecologia em Ouro Preto

Na última sexta-feira (22), o Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, foi palco…

24 de março de 2025

Conheçam a programação da Semana Santa de Ouro Preto: tradição e fé

A mais tradicional Semana Santa de Minas sera um espetáculo arrebatador pelas ruias e templos…

24 de março de 2025

CRAS Ouro Preto oferece vagas gratuitas para curso de camareiro (a)

A Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social…

21 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!