Blima Bracher

PMOP oferece tratamento gratuito contra varizes

As varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem ao longo das pernas e que podem causar dor e inchaço. Geralmente, o tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas, mas a técnica médica oferecida no Sistema de Saúde de Ouro Preto diminui ou elimina as veias por meio da aplicação de uma substância chamada de esclerosante, que causa uma irritação na parede da veia, o que provoca seu endurecimento e eliminação.

A Secretaria Municipal de Saúde está priorizando os casos mais graves: “A escleroterapia tem uma indicação muito boa em pacientes que não têm condições de operar por problemas de saúde mais graves, por obesidade e, sobretudo, em pacientes que já foram operados ou aqueles que têm doenças mais avançadas com feridas na pele”, explica o médico angiologista Thiago Ramos.

O tratamento foi padronizado pelo SUS em 2017 e foi introduzido no município no dia 27 de outubro. “Agora o ouro-pretano também tem a possibilidade do tratamento na Policlínica com a aplicação de espuma para o tratamento das varizes”, enfatizou o secretário de Saúde Leandro Moreira.

Quem pode fazer a escleroterapia?

O procedimento é recomendado em quase todos os casos de varizes e só pode ser realizado por um médico. Para saber se está apto ou não ao tratamento, é necessário a realização de uma consulta médica. O encaminhamento para as consultas é feito nas Unidades Básicas de Saúde da sede e dos distritos.

Após realizar a escleroterapia, é preciso tomar alguns cuidados como não expor a aplicação ao sol, não realizar exercícios físicos de alto impacto, utilizar meias de compressão, evitar permanecer de pé ou sentado por longos períodos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments