Blima Bracher

Pmop faz mutirão para castrar pets


Imagem: Júlia Adrielle

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nos dias 4 e 5 de abril, o mutirão de castração de cães e gatos no distrito de Santa Rita. Durante a ação, aproximadamente 200 animais foram atendidos.

A castração é um procedimento cirúrgico que, além de contribuir para o controle populacional de animais, pois impossibilita a reprodução, também traz diversos benefícios para saúde do pet por reduzir a incidência de tumores e infecções.

Manoela Teixeira, moradora da localidade de Bandeiras, reconhece que a proposta do mutirão é muito bonita, pois atende os tutores que não moram na sede e têm dificuldade de levar seus bichinhos para realizarem o procedimento.

No mutirão, todos os animais ainda foram microchipados, o que colabora no reconhecimento dos tutores dos animais e no combate ao abandono de pets, crime com pena de detenção de até 5 anos, conforme a Lei Federal n° 14.064/20. O microchip é implantado de maneira subcutânea, o procedimento é rápido e praticamente indolor.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Moreira, agradeceu o apoio da população, das ONGs e dos protetores independentes, que participaram ativamente na divulgação da iniciativa e levando animais para serem castrados. O secretário também confirmou que o próximo destino do Castramóvel será o distrito de Antônio Pereira e a Prefeitura, em breve, divulgará a data da ação e os procedimentos para inscrição.

Texto: Ascom

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments