A Prefeitura de Ouro Preto realizou, nesse sábado (13), a entrega de mais 20 unidades habitacionais do programa “Um Teto é Tudo”, no Residencial Vila Alegre, em Cachoeira do Campo. A política pública para habitação de interesse social é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e já beneficiou 188 famílias nos últimos dois anos, 42 com uma casa nova.
Os imóveis seguem o padrão do Governo Federal para habitação popular. Cada um possui 52 m² de área construída, e os cômodos são divididos em dois quartos, banheiro, cozinha e sala de estar. “Morei muito tempo no Taquaral, sempre lutamos contra o problema de chuva e desabamento. Então, graças a Deus, hoje eu agradeço muito por essa casa”, afirmou um dos contemplados, Custódio da Silva.
Outra beneficiária do programa, Maria Eduarda Marques, contou que fez o cadastro há dois anos e foi aprovada para receber a moradia. Ela disse estar muito feliz por poder oferecer um lar seguro para os filhos e por não precisar mais depender de aluguel. Sadimar Bitencourt também reforçou o valor da conquista. “Sempre lutei para ficar aqui em Cachoeira e, graças a Deus, hoje estou muito feliz”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, explicou que o processo para viabilizar as moradias foi desafiador. “Foi necessário renegociar com a Caixa Econômica Federal para evitar que o município perdesse o recurso que havia sido captado em 2007 para o início das obras. Assumir uma responsabilidade dessas, para que a gente consiga dar retorno, fazer entrega e garantir dignidade às pessoas, é um compromisso muito grande”, destacou.
Durante a cerimônia, os beneficiários assinaram o Termo de Alienação, que formaliza a posse das novas moradias. Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Regina Braga, o presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva, autoridades municipais e membros da comunidade.
Política habitacional
Desde o retorno do “Um Teto é Tudo”, em 2023, 517 famílias foram beneficiadas por meio de uma das ações do programa: concessão de imóveis, regularização fundiária, arquitetura pública, indenização por saída de área de risco ou auxílio moradia. Além disso, está em processo um convênio com o Governo Federal para a construção de 200 casas no programa “Minha Casa, Minha Vida”.
“As gestões do prefeito Angelo Oswaldo já entregaram 236 casas para as famílias de Ouro Preto. Nos últimos dois anos, entregamos 42 casas e temos mais 39 em construção; regularizamos 130 imóveis no Vila Alegre e Dom Luciano; já pagamos indenização para 25 famílias que estavam em área de risco e, com as chuvas, vão poder dormir com tranquilidade. A dimensão da política pública é muito grande”, esclareceu o gerente de Habitação, Pedro Moreira. Foto Neno Viana.
A Casa dos Conselhos empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTQIAP+…
O 4º Festival Gastronômico de Ouro Preto acontece na Praça da UFOP, no bairro Pilar,…
O campo society, localizado na Praça José Marçal, no bairro Bauxita, será reinaugurado após manutenção…
No último sábado, 23 de agosto, aconteceu o Seminário Café dos Inconfidentes, primeiro seminário técnico…
A Trupe Sons do Brasil está de volta às estradas mineiras com seu espetáculo cênico-musical…
O Museu Casa dos Inconfidentes, localizado na Vila Aparecida, ficará fechado para reforma a partir…