Melhorias no distrito de Miguel Burnier e a valorização dessa comunidade tão importante para Ouro Preto é uma das preocupações da atual gestão. Assim, o Executivo Municipal se reuniu com representantes da Gerdau, para discutir sobre as ações que serão tomadas para melhoria do distrito.
O prefeito Angelo Oswaldo entende a importância do diálogo com a Gerdau para o benefício mútuo da empresa e das comunidades locais. “Muito positiva e repleta de bons resultados a visita técnica que fizemos e onde pudemos examinar vários temas de interesse sócio comunitário de Miguel Burnier, Motta, Crockat de Sá e de Engenheiro Corrêa. A Gerdau está em plena fase de expansão e a Prefeitura acompanha esses licenciamentos necessários, ao mesmo tempo em que, como medida compensatória, recebe apoio da empresa para investimento naquilo que a população quer, precisa e demanda. Temos a certeza que, a mineração responsável e compatível com os interesses da comunidade e com respeito a cidadania dos moradores da região mineradora, vamos alcançar esses resultados desejados”.
A vice-prefeita Regina Braga reforçou a participação da Prefeitura nas decisões da Gerdau acerca do plano diretor de expansão no distrito de Miguel Burnier. “Vamos solicitar à empresa medidas compensatórias e mitigatórias para essa ampliação, pois os impactos são grandes. Vamos cobrar incansavelmente para que essa região seja justiçada, uma vez que ela contribui muito aos cofres públicos municipais e, em contrapartida, quase nada chega até aqui”.
Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil, reforçou a construção de um diálogo do poder público municipal junto à empresa Gerdau. “É muito importante encontrar um denominador comum que atenda tanto as aspirações da comunidade como os interesses da empresa e do próprio Município, pois a operação da empresa gera recursos para a cidade. No entanto, tem que ser uma ação segura, com respeito ambiental e social, tendo em vista que a comunidade é diretamente afetada por aquele empreendimento”.
A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, reforçou o auxílio técnico da Prefeitura nas intervenções relacionadas à preservação do patrimônio e ao fomento das produções culturais. “É nesse sentido que a pasta pretende atuar, não só orientando a empresa Gerdau, mas dando direcionamento, informações técnicas para proceder no cuidado dos bens culturais, como também, realizar capacitações e oficinas de produções artísticas e artesanais para que haja um produto da comunidade local. E assim, criar neles um sentimento de pertencimento para que se sintam guardiões desse patrimônio”.
Marco Antônio, cidadão e comerciante do distrito de Miguel Burnier, foi à reunião como representante da comunidade e disse ser de extrema importância o acompanhamento do Executivo Municipal junto à Gerdau. “Consideramos importante essa aproximação da Prefeitura com a empresa, e esperamos que a comunidade possa ter seus anseios atendidos de uma vida melhor e mais digna. Considero que perspectivas positivas foram geradas e esperamos que esse acompanhamento se estenda para todas as ações relacionadas ao distrito e que a comunidade possa ver, realmente, a qualidade de vida chegar, o que há anos esperamos com muito anseio”.
Para o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, a ideia é defender a preservação do distrito e valorizar suas riquezas naturais. “Nossa presença é importante para certificar que todo esse processo de mineração esteja dentro de um procedimento sustentável, que respeite as normativas ambientais e, sobretudo, as pessoas do lugar. Temos que buscar ações para o hoje, com a utilização das antigas linhas férreas para desenvolver o projeto da ciclovia e do cicloturismo e caminhada, ligando Miguel Burnier aos distritos de Rodrigo Silva, Engenheiro Corrêa às localidades próximas à cidade de Itabirito”.
Fabrício Gonçalves, secretário de Agropecuária, ressaltou a importância da valorização dos empreendedores locais. “Discutimos com a Gerdau a possibilidade de colocar alimentos produzidos na região dentro da referida empresa e em outros mercados. Estamos buscando conhecer os produtores para dar suporte técnico de possíveis adequações em suas unidades de produção e um certificado de segurança alimentar”.
A empresa Gerdau informou durante a visita que vem apresentando o Plano Diretor da Mineração de Miguel Burnier em diversos fóruns, como reuniões com o CODEMA, COMPATRI e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. A intenção é discutir com todos sobre a proposta de investimentos da empresa, de forma a contribuir para que o Município possa se planejar e se preparar para colher os bons frutos, como aumento da geração de tributos, geração de emprego e renda, aumento de áreas preservadas e promover o desenvolvimento social. É importante ressaltar que o Plano apresentado depende do cenário econômico e dos processos de licenciamentos, que ocorrerão ao longo dos próximos anos.
Estiveram presentes também na visita a superintendente de Cultura e Patrimônio, Sandra Fosque, o diretor de Mineração, Wendel Gomes, o gerente geral de Sustentabilidade, Francisco Lafetá e o coordenador de Relações Institucionais e Responsabilidade Social, Bruno Castilho. Na foto de divulgação, representantes do executivo de Ouro Preto e do grupo Gerdau.
Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…