Blima Bracher

Parque do Itacolomy em chamas: crime?

Parque Estadual do Itacolomy em chamas

O incêndio teria começado ha 2 dias na região de Mariana. O Parque Estadual do Itacolomy é uma cadeia de montanhas de 7543 ha que liga os municípios de Mariana e Ouro Preto.

No sabado, dia 3, as chamas chegaram ao belo cartaz postal de Ouro Preto: o Pico do Itacolomy, que na linguagem indígena significa “pedra menino”.

O Pico teria guiado os bandeirantes ate a regiao do ouro, mostrando-se entre a neblina à época das expedições bandeiristas.

O Parque Estadual do Itacolomy pede socorro. Ontem 20 brigadistas e 11 militares tentavam conter as chamas que se espalharam rapidamente com o calor.

A diretora do complexo, Maria Lúcia Coimbra Cristo pede doacoes de alimentos e lanches rápidos não pereciveis como sucos e água de coco de caixinha e barras de cereais, que podem ser entregues na entrada no Parque na BR 356, km 96,7.

Hoje os trabalhos continuam e a temperatura em Ouro Preto esta mais amena: 25º C com minima prevista de 19ºC e maxima de 30ºC .

A população pede que se apurem como o fogo teria iniciado.

É importante lembrar que neste tempo quente e seco o fogo secespalha com uma simples guimba de cigarro, ou pequenas churrasqueiras improvisadas por visitantes.

Neste dia de São Francisco de Assis, protetor da natureza e dos animais, pecamos mais consciência das pessoas e um alerta para o desmatamento que prova o aquecimento global e as temperaturas altíssimas que vem castigando a todos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários