Em Ouro Preto

Parque das Andorinhas ganha pista de Mountain Bike Cross Country Olímpico

Imagem: Neno Vianna
No último sábado, dia 9 de março, no Parque Municipal das Andorinhas, foi inaugurada a aguardada Pista de XCO (Mountain Bike Cross Country Olímpico). Este novo circuito, repleto de desafios, promete elevar a experiência esportiva e atrair entusiastas do mountain bike de toda a região.

A Pista de XCO é um circuito diversificado, concebido para desafiar os participantes com descidas técnicas, trilhas estreitas e obstáculos artificiais. O evento de inauguração reuniu ciclistas, autoridades locais e entusiastas do esporte, celebrando não apenas a entrega da pista, mas também a promoção da inclusão e da prática esportiva.

Além da inauguração da Pista de XCO, o Parque das Andorinhas também recebeu as inovadoras cadeiras Julietti, desenvolvidas para possibilitar que pessoas com dificuldades de locomoção desfrutem das trilhas. Essas cadeiras desmontáveis representam um passo significativo em direção à acessibilidade universal em espaços naturais.

As Cadeiras Julietti contam com uma roda equipada com pneu de borracha e amortecedores, tornando o transporte simples e eficiente. A utilização é gratuita e sujeita a regras, com reservas disponíveis antecipadamente. Essa iniciativa visa facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida às belezas naturais do parque.

Também tivemos uma homenagem às mulheres, com uma caminhada especial no Dia Internacional da Mulher. Com trajeto do Bairro São Cristóvão até a Cachoeira das Andorinhas, o evento destacou o papel fundamental das mulheres na preservação e no aproveitamento dos espaços naturais. Uma maneira significativa de reconhecer e celebrar as contribuições das mulheres para a conservação ambiental.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da vice-prefeita Regina Braga, do secretário de Meio Ambiente Chiquinho de Assis, da secretária de Educação Débora Etrusco, do diretor de Parques Pedro Rodrigues, da supervisora administrativa do Parque das Andorinhas, Tainara Teixeira, do diretor do departamento da Fundação Gorceix, Wilson Guerra, e do representante da comunidade do entorno, dos ciclistas, e um dos idealizadores da pista XCO um dos idealizadores da pista XCO, Denilson Maciel.

Este evento não apenas celebra as conquistas recentes no Parque das Andorinhas, mas também destaca o compromisso contínuo com a acessibilidade, inclusão e preservação do meio ambiente. O Parque agora se torna um local ainda mais acolhedor e diversificado, pronto para receber todos os amantes da natureza e dos esportes.

Texto: Maria Eduarda Gomes / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!