A parada do orgulho LGBTQIA+ acontecerá na abertura do Festival de Inverno em julho.
A população LGBTQIA+ de Ouro Preto contará com diversos projetos importantes para assistir toda a comunidade, além do retorno da Parada do Orgulho LGBT que acontecerá no dia 03 de julho deste ano, na abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto.
Na quarta-feira, 25, o prefeito Angelo Oswaldo se reuniu com o diretor em Educação e Saúde da Secretaria de Saúde de Ouro Preto para discutir a criação do Centro de Referência LGBT+ no município. “É uma antiga reivindicação que agora ganha conteúdo de realidade. É mais um programa importante da Prefeitura atendendo não só a esse pedido, mas aos direitos humanos, pois temos diversos programas na área de desenvolvimento social e na área de saúde que serão contemplados por esse centro de referência”.
Victor Pinto falou dos planos para esse centro. “Será para atendimento social, psicológico e educacional, tanto da população LBGT+ quanto das famílias contempladas dessas pessoas. Também haverá treinamento dos agentes públicos que lidarão com esse público, para que eles tenham a capacidade de interagir sem preconceitos, discriminação e de forma mais humanizada”.
Políticas públicas – População LGBTQIAP+
Políticas realizadas ou em andamento
- Criação do Comitê de Política de Promoção da Equidade em Saúde – Outubro de 2021
- Mapeamento da população LGBTQIAP+ – Outubro de 2021
- Curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde para o atendimento e cadastramento correto das populações vulneráveis do município de Ouro Preto com foco na população Negra, indígena e LGBTQIAP+ – Abril a Junho de 2022
Políticas com construção em andamento e/ou em elaboração
- Criação do Conselho Municipal da População LGBTQIAP+ – Previsão: Julho de 2022
- Realização da IV Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Ouro Preto – Previsão: Julho de 2022
- Criação do Centro de Referência da população LGBTQIAP+ – Previsão: Setembro de 2022
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.