Blima Bracher

Ouro Preto: Vale dos Contos reaberto à visitação

Horto reabre com novidades

A inauguração do Horto Botânico de Vila Rica aconteceu em 1799. Idealizado pela Corte Portuguesa para a aclimatação de plantas, como o cravo da Índia, a canela, a pimenta, a árvore pão, além do cultivo de plantas , a finalidade era de gerar desenvolvimento para as localidades. Difundindo novas culturas agrícolas, o horto teve papel importante no estudo das espécies originais dos povoados mineiros e na domesticação de plantas enviadas de locais distantes, como Pará, Rio de Janeiro, Portugal ou de outras partes do Império Português.

O antigo Horto de Vila Rica ocupa, assim, um local especial não apenas na cidade, mas para a história dos jardins botânicos no Brasil. O passeio pelo Vale dos Contos é imperdível, pois ele corta toda a cidade de Ouro Preto, oferecendo muito verde e paisagens privilegiadas da cidade.

O Horto dos Contos, fica no Centro Histórico de Ouro Preto, e será reaberto neste sábado, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 10h30.: “A gente está lançando, nesse dia, uma grande campanha da Semana Municipal do Meio Ambiente, cujo o título é ‘:Comemoração ou reflexão?’. Então, tudo começa aqui, às 10h30, respeitando as normas de restrição da pandemia. Serão plantadas árvores em parceria com o Rotary, com alguns alunos de escolas” , explica o secretário do Meio Ambiente, Chiquinho de Assis. Algumas adaptações foram feitas: “o parque passa por todo um processo de monitoramento de câmera. Todo mundo que entrar terá que se cadastrar na entrada na portaria. Esse cadastro dá direito ao seguro pra qualquer coisa que possa acontecer dentro do Horto”, diz Chiquinho.de Assis, O parque terá entrada gratuita para os ouro-pretanos, no entanto, o turista terá que pagar para ter acesso ao Horto:”O turista vai ter que pagar, porque esse parque está no centro histórico e é um equipamento importante para se manter. Então, a gente precisa criar maneiras de conduzir esse parque com sustentabilidade. O pagamento dos turistas será de suma importância até pra garantir, dentre outras coisas, o seguro pra todos os visitantes do parque”, explica o secretário. Para evitar o vandalismo, haverá vigilância com guarda-parque, além das câmeras instaladas ao longo do Horto.”A novidade no parque são as câmeras espalhadas por todo o seu setor. Em breve, nós abriremos os editais para contratação de shows, teatros e outras atividades artísticas. Vamos disponibilidar o uso da quadra. Haverá também o processo de edital da lanchonete para que todos possam participar . Um dos objetivos do parque é também gerar emprego e renda”, ressalta Chiquinho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.