Manter a cultura e devoção de um povo significa não só preservar uma identidade, mas também garantir meios para a conservação de um Monumento e do espaço que lhe pertence. Assim, foi comemorada a festa em homenagem à Nossa Senhora da Lapa, no distrito de Antônio Pereira, na manhã de domingo, 15 de agosto.
Importantes ações foram realizadas pela Prefeitura, que tem trabalhado para garantir e defender o Monumento Natural Municipal “Gruta Nossa Senhora da Lapa”. Um stand envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente foi montado próximo à entrada da Gruta e uma blitz educativa com o tema “A Prevenção, o melhor caminho para combater os incêndios” foi realizada. Houve distribuição de panfletos, mudas nativas e orientações sobre o assunto e materiais reciclados foram expostos para provocar a conscientização ambiental.
Uma missa foi celebrada às 11h pelo padre Marcelo Moreira Santiago em homenagem à santa, também conhecida como “Nossa Senhora da Conceição da Lapa”. Devotos de várias localidades participaram da cerimônia, acenderam velas e deixaram seus pedidos e agradecimentos próximo à gruta, que se manteve fechada em função da pandemia do covid-19.
O prefeito Angelo Oswaldo chegou para a missa depois de fazer a caminhada do Morro de São João até a Gruta da Lapa, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, e mais alguns servidores municipais e amigos, como já é de costume.
Em seguida, foram assinados os decretos que dispõem sobre o Conselho Consultivo do Monumento Natural Municipal “Gruta Nossa Senhora da Lapa”e outro para a nomeação dos conselheiros, visando a proteção e preservação do Monumento. Ambos serão publicados no Diário Oficial do Município nesta segunda, 16 de agosto.
Também foi assinado o Termo de Compromisso de Compensação espeleológica entre a empresa Samarco Mineração, representada por Guilherme Louzada, a Diocese de Mariana e a Prefeitura de Ouro Preto. A partir dessa compensação será construído um portal de entrada para o Monumento; o cercamento para delimitação da unidade; revisão do Plano de Manejo (um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos) e instalação de biodigestores para tratamento do esgoto local.
“Assinamos hoje um acordo entre a Arquidiocese, a Prefeitura de Ouro Preto e a Samarco, de maneira a fazermos todo o agenciamento dessa área de entorno da Gruta da Lapa e do Parque Monumental Nossa Senhora da Lapa para proteger um território tão importante para a fé e a cultura do povo de Antônio Pereira e do Município de Ouro Preto”, destacou o prefeito Angelo Oswaldo. A vice-prefeita Regina Braga reforçou: “estamos assinando decretos e termo de parceria para que possamos cuidar e zelar da nossa Gruta em honra a Nossa Senhora da Lapa”.
“São muito importantes esses três documentos que foram assinados hoje. Estou muito feliz e agradeço toda a nossa equipe do Meio Ambiente que está aí lutando para transformar essa realidade e valorizar o Meio Ambiente. Viva Antônio Pereira”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis.
Para a realização dessas ações, a Prefeitura contou com os seguintes parceiros: Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Brigada 1, Brigada Andorinhas, Polícia Militar de Meio Ambiente e pelas Unidade de Conservação: APA Seminário Menor de Mariana, Parque Estadual do Itacolomi, Estação Ecológica do Tripui, Floresta Uaimii, Parque Natural Municipal das Andorinhas, Monumento Itatiaia.
Também o vereador Vander Leitoa esteve presente e manifestou sua satisfação pelas melhorias alcançadas e agradeceu os esforços de todos os envolvidos na causa.
Sobre a Gruta
De acordo com a história, a descoberta da Gruta da Lapa se deu em 1757 por algumas crianças que brincavam naquele local e relataram ter visto Nossa Senhora. A partir daí, o lugar se tornou ponto de oração e encontro de fiéis.
A Gruta de Nossa Senhora da Conceição da Lapa fica a 26 km de Ouro Preto e está localizada no distrito de Antônio Pereira.Fotos: Neno ViannaTexto: Vanência Magela
Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação(31) 3559-3286
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…
Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…