Em Ouro Preto

Ouro Preto: tradições e preservação da Gruta de Nossa Senhora da Lapa

Manter a cultura e devoção de um povo significa não só preservar uma identidade, mas também garantir meios para a conservação de um Monumento e do espaço que lhe pertence. Assim, foi comemorada a festa em homenagem à Nossa Senhora da Lapa, no distrito de Antônio Pereira, na manhã de domingo, 15 de agosto.

Importantes ações foram realizadas pela Prefeitura, que tem trabalhado para garantir e defender o Monumento Natural Municipal “Gruta Nossa Senhora da Lapa”. Um stand envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente foi montado próximo à entrada da Gruta e uma blitz educativa com o tema “A Prevenção, o melhor caminho para combater os incêndios” foi realizada. Houve distribuição de panfletos, mudas nativas e orientações sobre o assunto e materiais reciclados foram expostos para provocar a conscientização ambiental.

Uma missa foi celebrada às 11h pelo padre Marcelo Moreira Santiago em homenagem à santa, também conhecida como “Nossa Senhora da Conceição da Lapa”. Devotos de várias localidades participaram da cerimônia, acenderam velas e deixaram seus pedidos e agradecimentos próximo à gruta, que se manteve fechada em função da pandemia do covid-19.

O prefeito Angelo Oswaldo chegou para a missa depois de fazer a caminhada do Morro de São João até a Gruta da Lapa, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, e mais alguns servidores municipais e amigos, como já é de costume.

Em seguida, foram assinados os decretos que dispõem sobre o Conselho Consultivo do Monumento Natural Municipal “Gruta Nossa Senhora da Lapa”e outro para a nomeação dos conselheiros, visando a proteção e preservação do Monumento. Ambos serão publicados no Diário Oficial do Município nesta segunda, 16 de agosto.

Também foi assinado o Termo de Compromisso de Compensação espeleológica entre a empresa Samarco Mineração, representada por Guilherme Louzada, a Diocese de Mariana e a Prefeitura de Ouro Preto. A partir dessa compensação será construído um portal de entrada para o Monumento; o cercamento para delimitação da unidade; revisão do Plano de Manejo (um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos) e instalação de biodigestores para tratamento do esgoto local.

“Assinamos hoje um acordo entre a Arquidiocese, a Prefeitura de Ouro Preto e a Samarco, de maneira a fazermos todo o agenciamento dessa área de entorno da Gruta da Lapa e do Parque Monumental Nossa Senhora da Lapa para proteger um território tão importante para a fé e a cultura do povo de Antônio Pereira e do Município de Ouro Preto”, destacou o prefeito Angelo Oswaldo. A vice-prefeita Regina Braga reforçou: “estamos assinando decretos e termo de parceria para que possamos cuidar e zelar da nossa Gruta em honra a Nossa Senhora da Lapa”.

“São muito importantes esses três documentos que foram assinados hoje. Estou muito feliz e agradeço toda a nossa equipe do Meio Ambiente que está aí lutando para transformar essa realidade e valorizar o Meio Ambiente. Viva Antônio Pereira”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis.

Para a realização dessas ações, a Prefeitura contou com os seguintes parceiros: Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Brigada 1, Brigada Andorinhas, Polícia Militar de Meio Ambiente e pelas Unidade de Conservação: APA Seminário Menor de Mariana, Parque Estadual do Itacolomi, Estação Ecológica do Tripui, Floresta Uaimii, Parque Natural Municipal das Andorinhas, Monumento Itatiaia.

Também o vereador Vander Leitoa esteve presente e manifestou sua satisfação pelas melhorias alcançadas e agradeceu os esforços de todos os envolvidos na causa.

Sobre a Gruta

De acordo com a história, a descoberta da Gruta da Lapa se deu em 1757 por algumas crianças que brincavam naquele local e relataram ter visto Nossa Senhora. A partir daí, o lugar se tornou ponto de oração e encontro de fiéis.

A Gruta de Nossa Senhora da Conceição da Lapa fica a 26 km de Ouro Preto e está localizada no distrito de Antônio Pereira.Fotos: Neno ViannaTexto: Vanência Magela

Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação(31) 3559-3286

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!