Em Ouro Preto

Ouro Preto se prepara para o Festival de Inverno em julho

Imagem: Patrick de Araujo

Ouro Preto respira arte e cultura ao longo de todo o ano, mas julho é um mês especial no calendário cultural da cidade. Ao longo de todo o mês, acontece o Festival de Inverno, já reconhecido como um dos maiores de Minas Gerais. O evento, organizado pela Prefeitura de Ouro Preto, inclui a tradicional Folia do Divino de São Bartolomeu e, ainda, atrações artísticas de renome nacional para celebrar o aniversário do município.

Este ano, a Secretaria de Cultura e Turismo preparou a programação entre os dias 03 e 30. Com o tema “Entre Minas e memória, Ouro Preto vive: uma celebração da cultura popular”, uma grande festa tomará as ladeiras históricas, com apresentações gratuitas. O primeiro compromisso é com a Folia do Divino de São Bartolomeu, na Casa de Gonzaga, localizada no Centro. Em 03 de julho, um grupo de violeiros que dançam e cantam, vai coletar donativos para homenagear o Divino Espírito Santo e São Bartolomeu.

Outro destaque é para os grandes shows, que vão acontecer até 08 de julho, quando Ouro Preto celebra 314 anos. A programação completa será divulgada em breve, no entanto o público pode esperar muita música boa, intervenções encantadoras e tradições pulsantes. O Festival de Inverno é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da cidade, sendo também um impulsionador importante da economia, com geração de empregos e renda.

Saiba mais

Prestes a completar 60 anos, desde a primeira edição, hoje, o Festival de Inverno de Ouro Preto é organizado pela Prefeitura de Ouro Preto de forma independente, com apresentações nas ruas, teatros e espaços públicos da cidade, atraindo turistas e se firmando como uma grande celebração de arte e cultura.

A primeira edição ocorreu em julho de 1967, por iniciativa dos professores da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seguida, outras edições foram realizadas, entretanto, em outros municípios do estado. O projeto retornou para a cidade em 2004, dessa vez, organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Com o mesmo objetivo, mas nominado “Fórum das Artes”.

Em 2005, a Prefeitura de Ouro Preto e a Prefeitura de Mariana firmaram uma parceria com a UFOP para expandir as atividades, lançando o “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes”. O formato funcionou até 2019 e foi descontinuado no período de pandemia.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Novo Centro de Habitação da APAE é inaugurado em Ouro Preto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…

1 de outubro de 2025

Programa Sextas Abertas chega ao distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto

Segundo Rachel Falcão, idealizadora e coordenadora do projeto pela FAOP, “a extensão das ações do…

29 de setembro de 2025

No Dia Mundial do Turismo, Ouro Preto reafirma estratégias do setor

Neste sábado (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Em Ouro Preto, Cidade Patrimônio…

26 de setembro de 2025

Atriz e diretora Larissa Bracher lança livro na prestigiada livraria da Travessa no Shopping Leblon

Uma fila repleta de atoress, diretores e pesdoas ligadas ao cinema , teatro e tv…

24 de setembro de 2025

Sucesso internacional, ” Tom na Fazenda” chega à Casa da Ópera de Ouro Preto

Nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h, o público de Ouro Preto poderá…

19 de setembro de 2025

PMOP entrega 20 casas do programa “Um teto é tudo”

A Prefeitura de Ouro Preto realizou, nesse sábado (13), a entrega de mais 20 unidades…

16 de setembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!