Blima Bracher

Ouro Preto reforça ações de combate a doenças como dengue, zyca e chikungunya

Imagem: Júlia Adrielle
A Secretaria Municipal de Saúde tem adotado medidas preventivas contra a dengue, zika e chikungunya. As medidas adotadas pela Prefeitura, segundo a Vigilância de Zoonoses, incluem mutirões de combate à dengue e a intensificação das ações dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Estimativas do Ministério da Saúde mostram que o país pode ter de 1,5 milhões a 5 milhões de casos da doença em 2024. Até a data de 23 de janeiro, Ouro Preto apresenta 130 casos notificados para dengue, 72 casos positivos, 25 casos descartados e 33 casos em investigação.

O Município apresenta eficácia na aplicação do Programa de Vigilância Entomológica (PVE), que abrange a distribuição de material educativo, aplicação de larvicida e eliminação de criadouros. A Vigilância Epidemiológica, ao receber as notificações de suspeita de dengue, repassa as informações para a Vigilância de Zoonoses, que contata os agentes responsáveis pela área onde o paciente reside e realiza o programa. O mesmo se aplica às notificações dos casos de suspeita de Zika e Chikungunya.

A colaboração da população é essencial para vencermos a luta contra a dengue, mantenha a caixa d’água bem fechada, receba bem os agentes de endemias, amarre bem os sacos de lixo, coloque areia nos vasos de planta, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem as calhas de casa, não acumule sucata e entulho, e esvazie garrafas PET, potes e vasos.

Em caso de focos de dengue, contate a Vigilância em Zoonoses pelos telefones 3559-3294 ou 3559-3250, ou denuncie pela Ouvidoria Municipal, pelos telefones 3559-3284 e 31 99752-6357 (WhatsApp), ou pelo e-mail ouvidoria@ouvidoriaouropreto.com.br .

Ao apresentar sintomas como febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo procure atendimento na sua UBS de referência.
Texto: Júlia Adrielle / Revisão: Victor Stutz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments