Blima Bracher

Ouro Preto : projeto Econômico, Social e Ambiental

Fazenda em São Bartolomeu

Elaborado pelo CREADS, o projeto abarca ações no Município e nas regiões próximas e será lançado no mês de maio

Localizado na fazenda Engenho D’Água, no distrito de São Bartolomeu, o CREADS – Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável José do Carmo Neves – apresentou ontem, 11 de abril, ao Executivo Municipal, o Programa Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental para Ouro Preto e região.

Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, a Prefeitura de Ouro Preto dará todo o apoio ao projeto. “No centro se realiza um trabalho fantástico de convívio inteligente com a natureza, de educação ambiental e também de recuperação de animais selvagens em cativeiro para que possam depois ser reconduzidos à vida natural. Agora o CREADS lança um projeto de diversificação de vertentes, com novas atividades e enriquecendo o centro como um espaço referencial para a educação ambiental, meio ambiente e a valorização das questões ecológicas de Ouro Preto”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, enalteceu a importância desse projeto para o Município. “É um programa muito interessante que trabalha o turismo e iniciativas sustentáveis de forma educativa. O prefeito Angelo chancelou o projeto como utilidade pública e também vamos inseri-lo dentro das ações do PADE, para dar mais visibilidade e auxiliar no seu desenvolvimento no Município e nas regiões próximas”.

Segundo o presidente do CREADS, Helton Neves, o projeto será lançado no mês de maio e trabalhará as seguintes questões: apicultura solidária, restauração florestal, bosque modelo e prevenção, além das seguintes questões: apicultura solidária, restauração florestal, bosque modelo e prevenção e combate a incêndios. “Nossa missão é trabalhar a tecnologia, o desenvolvimento sustentável e esse projeto abarca todas essas áreas e será muito importante para o Município e entorno. O apoio da Prefeitura, EMATER, IEF e empresas parceiras dará o sinergismo para que possamos desenvolver um programa interessante. É a soma dos esforços de todos em prol do melhor para Ouro Preto e região”.

CREADS

É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos ou econômicos e sem vínculos partidários e religiosos. O Centro está instalado na sede da fazenda Engenho d’Água, no Distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, que está inserida na Área de Proteção Ambiental (APP das Andorinhas), e é contígua à Floresta Estadual do UAIMII.

O CREADS também desenvolve vários programas com foco na proteção dos recursos naturais e culturais, promovendo a conscientização e a sensibilização por meio da educação ambiental e patrimonial em busca da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de vida.

O Centro já possui diversos projetos com durações variáveis, como o Projeto Cateto, Concervo, Faunativa, Ouro Verde, Canteiro de Saberes & Sabores, Econhecendo as trilhas e Revoadas. Agora serão incluídos os projetos de Apicultura Solidária, Restauração Florestal, Bosque Modelo e Prevenção e Combate a incêndios.

Conheça mais do CREADS acessando o site/http://creads.eco.br/.

Texto: Nathália Souza

Foto Ane Souz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments