Em Ouro Preto

Ouro Preto: o coração pulsante da Estrada Real

Ouro Preto pulsa história, arte, cultura, ecologia, festas e boa gastronomia. Coloque a cidade, berço da Inconfidência Mineira, no seu roteiro de viagens

Por estar localizada em uma região montanhosa, Ouro Preto oferece sempre uma visão diferente da mesma paisagem. Cada olhar revela um ângulo novo: a majestade de uma igreja, o casario torto, o charme das ladeiras, o pico do Itacolomy emergindo sob a neblina. São cartões postais vivos, revelando uma beleza poética durante o dia e sombria e misteriosa durante a noite. Por isso, a primeira dica pra quem quer conhecer o berço da Inconfidência Mineira é calçar um bom par de tênis e sair, sem pressa, por suas ruas, apenas sorvendo o encanto.

Pisar Ouro Preto é pisar um solo sagrado, cheio de costumes religiosos e profanos, ideais políticos e artísticos. O ciclo do ouro deixou na antiga Vila Rica tesouros arquitetônicos e históricos, que, a cidade com sua vocação turística oferece ao visitante. Sob o olhar altivo da estátua de Tiradentes, erguida no local onde a cabeça do mártir foi exposta, contam-se mais de 300 anos de barroco, convivendo lado a lado com a contemporaneidade.

A cidade tem 22 igrejas e capelas, talhadas na opulência do ciclo do ouro e sob a influência barroca. Entre elas merecem destaque a belíssima Igreja do Carmo, localizada bem no centro da cidade, de onde é possível vislumbrar linda vista local; a do Pilar, a segunda mais rica em ouro do país; a de São Francisco de Assis, considerada obra-prima do barroco, com pinturas de Mestre Athayde e entalhe e esculturas de Aleijadinho; além das igrejas do Rosário; Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Igreja de São Francisco de Paula; Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões; Igreja de São José; Bom Jesus do Matosinhos ou São Miguel e Almas; e Igreja de Santa Efigênia, erguida pelos escravos, no chamado Alto da Cruz.

A história é guardada e recontada nos museus da cidade. O da Inconfidência, que abrigou a antiga Casa de Câmara e a cadeia, reúne acervo da Inconfidência Mineira e o mausoléu dos inconfidentes. A Casa dos Contos era a antiga casa da moeda, onde eram cunhadas a moedas de ouro. O antigo Palácio dos Governadores, localizado na Praça Tiradentes, hoje abriga a antiga Escola de Minas e seus museus de mineralogia e história natural.

Também devem ser visitados os museus Casa Guignard, com obras do lendário pintor; o Museu do Aleijadinho, com acervo sacro do mestre do barroco; o Museu do Oratório, que é o único do gênero no mundo; além dos museus do Pilar e da Escola de Farmácia.

Destacamos, aqui, o Museu Boulieu, com a belíssima coleção do casal Bouileu, e ainda com eventos semanais com artistas de renome nacional e internacional. Também podemos ver apresentações do tesouro da terra ouro-pretana e região, com seus talentos únicos, folclore, música, teatro, artes plásticas literatura e performances.
.
Mas, nem só de história vive Ouro Preto: a cidade guarda importante parque ecológico no entorno, com nascentes, rios, picos e trilhas que são convite às aventuras. O principal atrativo deste turismo ecológico é o Parque Estadual do Itacolomy. Caminhantes animados, podem percorrer a distância até o famoso pico à pé, encontrando pelo caminho rica flora, além de fauna com alguns animais até em extinção, como é o caso da ave-pavó, lobo-gurá e onça-parda. O parque abriga o Centro de Visitantes, onde uma exposição fala sobre os aspectos biológicos e geomorfológicos da região. Lá também fica a belíssima sede da Fazenda São José do Manso, que tem mais de 300 anos. E se o espírito aventureiro ainda tiver fôlego, vale percorrer o Horto dos Contos, que oferece uma visão peculiar do centro histórico. Para complementar o turismo ecológico, também vale dar um pulinho no Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, onde fica a lendária cachoeira Véu da Noiva, logo ali, no distrito de Antônio Pereira.

Aliás os distritos são outra joia da região de Ouro Preto. São 12: Amarantina, Lavras Novas, Santa Rita, São Bartolomeu, entre outros, cada um guardando sua magia peculiar e tradições arraigadas no DNA de seu simpático povo.

O calendário de eventos revive comemorações seculares tanto nos distritos como em Ouro Preto. São famosos o Dia de Reis, nos arredores; a Festa do Reinado de Chico Rei; o carnaval; a festa da goiaba em São Bartolomeu; a Semana Santa; o feriado de Tiradentes; a coroação do mês de Maria; as festas juninas nos distritos; o festival Ouropretano de Bandas; as Cavalhadas em São Gonçalo e Amarantina; entre outras maravilhas que resgatam o folclore e a cultura locais.

Temos uma peculiar Orquestra Ouro Preto, sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, completando 25 anos e enchendo de orgulho a cidade com a Orquestra Ouro Preto e suas parcerias com grandes nomes da música.

Outra data conhecida nacionalmente é o 12 de outubro, em que se comemora o aniversário da Escola de Minas. Fundada em 1876, pelo cientista francês Claude Henri Gorceix, a pedido do então imperador Dom Pedro II, a instituição hoje foi englobada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Sua fama nas áreas de engenharias geológica, de minas, civil, de produção e metalurgia atrai estudantes de todo país e do mundo.

Nas famosas repúblicas, eles são rebatizados com os apelidos de bixos, nome pelo qual serão chamados até o final dos estudos. As simpáticas repúblicas animam o dia a dia da cidade, sendo atração para quem quer reviver um pouco das memórias estudantis, com seus churrascos, festas e calouradas.

Atração à parte em Ouro Preto é a típica culinária mineira. Nos charmosos restaurantes e bares, é possível provar um pouco de comidas que fizeram história na região, como o feijão tropeiro, apreciado pela tropas de desbravadores dos sertões de Minas Gerais; o tutu à mineira; o frango ao molho pardo, entre outras recentes criações e releituras de pratos tradicionais.

À tarde, é revigorante uma caminhada a pé, com uma parada nos cafés e degustação de um chocolate bem quente e quitutes mineiros.

À noite a cidade se transforma, ganhando novos contornos de luzes mágicas, nas varandas com seus lampiões acesos. As pontes são local de encontro desde os primórdios da antiga Vila Rica.

A cidade, localizada no quadrilátero ferrífero, é famosa ainda por suas pedras preciosas e gemas minerais, oferecendo boas opções de presentes em joias e bijuterias. É a única região do mundo que, atualmente, produz o topázio imperial, belíssima gema de coloração avermelhada. As estátuas, panelas e objetos em pedra sabão também são a cara da cidade e movimentam a economia local.

A Universidade Federal de Ouro Preto, abriu imponente Centro de Artes e Convenções da cidade, sendo importante receptivo para eventos empresariais e turísticos, uma vocação natural da cidade.

O Vila Galé Collenction, resort de bandeira internacional foi recém inaugurado, na antiga sede do Colégio Dom Bosco, que mais remotamente foi a primeira cavalaria de Minas, onde serviu o herói nacional, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o querido Tiradentes.

As esculturas e obras do Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Al=eijadinho, estão por tadas parte em monumentos tombados pelo Unesco, nesta cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Como se vê, o que não faltam são motivos para visitar o coração da Estrada Real, uma terra marcada pelos ideais libertários, e por onde andaram Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, e claro, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Assista agora ao filme “Ouro Preto – Olhar Poético”, baseado no livro do artista de renome mundial, Carlos Bracher e dirigido por Blima Bracher
Ouro Preto – Olha Poetico
Com Blima Bracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Festival Uaimií estreia com sucesso no Restaurante Catana da Serra, em Acuruí

A primeira edição do evento une música instrumental, gastronomia, sustentabilidade e inclusão no coração das…

27 de maio de 2025

Vale das Cavernas do Ojô: nova unidade de conservação em Ouro Preto

Imagem: Divulgação/ PMOP A Prefeitura Municipal irá realizar uma audiência pública para a criação de…

26 de maio de 2025

Vila Galé será inaugurado neste dia 24/5 com atrações gastronomicas, culturais, esportivas e spa

Imagem: Neno Vianna/ PMOP Primeira bandeira internacional a se instalar em Minas Gerais nos últimos…

22 de maio de 2025

PMOP assina acordo com funcionários com revisão salarial de 10%

Imagem: Peterson Bruschi/ PMOP O prefeito Angelo Oswaldo e o presidente do Sindicato dos Servidores…

20 de maio de 2025

CineOp chega ao 20° ano com o tema “Preservação: a alma do cinema brasileiro”

Imagem: Patrick de Araújo Em 2025, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto…

19 de maio de 2025

Museu Boulieu lança programação cultural do ano

Imagem: Neno Vianna/ PMOP “Aqui está a história de amor de um casal pelas artes,…

15 de maio de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!