No encontro entre autoridades de Ouro Preto, do governo de Minas e da Fundação Gorceix foram debatidas pautas importantes relacionados às atividades mineradoras em Minas
O secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, se reuniu com representantes da Fundação Gorceix e com o Sr. Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais, nesta terça-feira (30). No encontro foram apresentados projetos sobre gestão de risco de barragens e uma nova técnica no processo de flotação, que consiste na separação de misturas heterogêneas, como por exemplo, entre sólidos ou líquidos. Essa novidade poderá deixar o processo com o mesmo nível de competitividade no mercado, porém com um grande ganho nas questões ambientais, já que a soda seria substituída por resíduos da indústria de alimentos.
Foi discutido também um projeto de monitoramento de barragens, que seria uma parceria com o Governo de Minas, no qual a ANM – Agência Nacional de Mineração forneceria dados das barragens em todo Estado, e essas informações seriam unificadas na Gorceix, aprimorando a qualidade das medições e, posteriormente, estabelecer um novo modelo na medição de riscos.
O vice-governador, Paulo Brant, destacou os trabalhos realizados pela Gorceix e falou sobre os novos desafios da mineração no Estado. “A Fundação trabalha de um lado com apoio aos estudantes e do outro com a aproximação da universidade com o setor empresarial, um dos gargalos do desenvolvimento do Brasil. A mineração é um setor vital em nossa economia, mas por causa dessas últimas tragédias, deixou esse mal estar. Por isso, em relação às barragens e, olhando o ponto de vista do Governo, faremos uma articulação junto ao Ministério Público e à Agência Nacional, porque ainda temos um número significativo de barragem em Minas. Não há nenhum terrorismo nisso, mas logicamente ainda existe risco, e esse é o papel do setor público, gerenciar esses riscos, para que tragédias como essa não aconteçam mais”.
Já Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil, destacou a reunião demonstrando a relevância da Gorceix e da cidade de Ouro Preto. “Hoje foram realizadas apresentações com os principais projetos que a Fundação acompanha em nossa cidade e em todo país, isso mostra a sua potência no social, ensino e pesquisa. Tudo isso também demonstra a relevância de Ouro Preto retornando ao cenário político, tendo esse apreço do Governo com a nossa cidade e com os projetos da Fundação Gorceix”.
Blima Bracher @blimabracher
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…
Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…