Em Ouro Preto

Ouro Preto, Minas e Gorceix discutem mineração

No encontro entre autoridades de Ouro Preto, do governo de Minas e da Fundação Gorceix foram debatidas pautas importantes relacionados às atividades mineradoras em Minas

O secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, se reuniu com representantes da Fundação Gorceix e com o Sr. Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais, nesta terça-feira (30). No encontro foram apresentados projetos sobre gestão de risco de barragens e uma nova técnica no processo de flotação, que consiste na separação de misturas heterogêneas, como por exemplo, entre sólidos ou líquidos. Essa novidade poderá deixar o processo com o mesmo nível de competitividade no mercado, porém com um grande ganho nas questões ambientais, já que a soda seria substituída por resíduos da indústria de alimentos.

Foi discutido também um projeto de monitoramento de barragens, que seria uma parceria com o Governo de Minas, no qual a ANM – Agência Nacional de Mineração forneceria dados das barragens em todo Estado, e essas informações seriam unificadas na Gorceix, aprimorando a qualidade das medições e, posteriormente, estabelecer um novo modelo na medição de riscos.

O vice-governador, Paulo Brant, destacou os trabalhos realizados pela Gorceix e falou sobre os novos desafios da mineração no Estado. “A Fundação trabalha de um lado com apoio aos estudantes e do outro com a aproximação da universidade com o setor empresarial, um dos gargalos do desenvolvimento do Brasil. A mineração é um setor vital em nossa economia, mas por causa dessas últimas tragédias, deixou esse mal estar. Por isso, em relação às barragens e, olhando o ponto de vista do Governo, faremos uma articulação junto ao Ministério Público e à Agência Nacional, porque ainda temos um número significativo de barragem em Minas. Não há nenhum terrorismo nisso, mas logicamente ainda existe risco, e esse é o papel do setor público, gerenciar esses riscos, para que tragédias como essa não aconteçam mais”.

Já Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil, destacou a reunião demonstrando a relevância da Gorceix e da cidade de Ouro Preto. “Hoje foram realizadas apresentações com os principais projetos que a Fundação acompanha em nossa cidade e em todo país, isso mostra a sua potência no social, ensino e pesquisa. Tudo isso também demonstra a relevância de Ouro Preto retornando ao cenário político, tendo esse apreço do Governo com a nossa cidade e com os projetos da Fundação Gorceix”.

Blima Bracher @blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Natal de Ouro Preto atrai 90 mil pessoas e gera 21 milhões.

Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto…

6 de janeiro de 2025

Ouro Preto terá queima de fogos silenciosa na Praça Tiradentes

Imagem: Ane Souz Por: Vívian Chagas A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria…

28 de dezembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!