Em Ouro Preto

Ouro Preto integra Rota Turística Jaguara

No dia 5 de dezembro, foi oficialmente divulgada a Rota Turística Jaguara, cujo o percurso de 62 km percorre Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima e Santa Bárbara. O novo roteiro, com objetivo de fortalecer a zona rural dos municípios e o turismo de base comunitária engloba as comunidades de Acuruí, Capanema, Água Limpa, Palmital, Maracujá, Conceição do Rio Acima e Galego.
O lançamento do projeto com a presença dos técnicos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o gerente de Turismo, Waldiney Batista, a turismóloga, Fabiana Nonato, ambos representando a Prefeitura de Ouro Preto no lançamento do projeto, e Cleide Nolasco, representado os operadores locais. Durante o trajeto, o viajante vai se aventurar pelos atrativos naturais e culturais da Serra de Capanema e da Serra do Gandarela, a rota conta com meios de hospedagem, alimentação, artesanato e produtos locais, trilhas, cachoeiras e monumentos históricos.
Dessa forma, Ouro Preto integra mais uma rota turística com o objetivo de fortalecer o turismo de base comunitária, diversificação econômica, além de estimular a interação entre as cidades vizinhas.

A Rota Turística Jaguara

A Rota Turística Jaguara se estende por um percurso de 62 km e é composta por mais de 35 empreendimentos, localizados a cerca de 70 km de Belo Horizonte. A Rota abrange aspectos culturais, serviços gastronômicos e de artesanato, experiências na natureza, como atividades esportivas de ciclismo e caminhada, com o bônus das paisagens únicas destas regiões. São opções para os adeptos ao turismo de experiência, com uma rica cultura, o sustentável, com natureza preservada e exuberante, e o de base comunitária, que preserva as tradições locais e fortalece a economia local.

Considerando os aspectos demográficos, a Rota conta com as seguintes áreas de atuação: Itabirito (Acuruí, Jaguara e Capanema), Ouro Preto (localidade de Maracujá) e Rio Acima (Água Limpa, Palmital e Tangará); Santa Bárbara (Conceição do Rio Acima e Galego).
As regiões contam com restaurantes, lojas de artesanato, feiras, atrativos naturais, histórico-culturais e passeios, tornando a vinda à Rota uma experiência única e memorável.

Para conhecer mais sobre a Rota Turística Jaguara e fazer contato direto com os empreendedores, acesse o site www.rotajaguara.com.br e o Instagram @rotajaguara.

Texto: Patrick Araújo / Revisão: Greiza Tavares

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Congresso de Boas Práticas Educacionais em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…

5 de novembro de 2024

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Crônica, por Blima Bracher: ” Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios “

Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…

14 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!