Em Ouro Preto

Ouro Preto inaugura clínica pré-natal de alto risco

Imagem: Fernanda França
Na sexta-feira, dia 20 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o Ambulatório PNAR (Pré-Natal de Alto Risco) na Policlínica, localizada no bairro São Cristóvão. A separação das gestantes por categorias de risco é um elemento fundamental na organização da rede de atenção à saúde da mulher e da criança, pois permite uma abordagem diferenciada de acordo com as necessidades de saúde.

O pré-natal de alto risco abrange aproximadamente 10% das gestações que apresentam critérios de risco como cardiopatias, pneumopatias graves, nefropatias graves, endocrinopatias, entre outros fatores relacionados à saúde reprodutiva anterior e à gravidez atual, que exigem acompanhamento especializado. A gravidez de alto risco é uma condição que envolve um conjunto de fatores que aumentam as chances de complicações para a mãe e o feto durante a gestação, o parto e o pós-parto. Além dos critérios de risco mencionados, outras condições que podem levar a uma gravidez de alto risco incluem hipertensão arterial, diabetes gestacional, gravidez múltipla, idade avançada da gestante, infecções, problemas genéticos, entre outras. O acompanhamento adequado e o pré-natal de alto risco desempenham um papel fundamental na identificação precoce dessas condições, permitindo intervenções oportunas para garantir a saúde e o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê, tornando essa iniciativa na Policlínica de Ouro Preto um passo importante na melhoria da assistência à gestação de alto risco na região.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, a promoção da maternidade segura é um compromisso da Secretaria Municipal de Saúde. Nesse sentido, estão implementando o laboratório pré-natal de alto risco com a Dra. Melissa Bittencourt, uma profissional de Ouro Preto que estará disponível para atendimento todas as sextas-feiras. Para participar do pré-natal, as gestantes devem passar pelo atendimento no PSF de referência, onde serão encaminhadas à Policlínica Municipal. Além disso, será oferecido atendimento multidisciplinar com assistência social e nutricionista, que fará o acompanhamento completo das gestantes do município, garantindo um pré-natal de alto risco abrangente.

O secretário de Saúde, Leandro Moreira, destacou a importância dessa iniciativa para a população de Ouro Preto: “Até então, as gestantes tinham que se deslocar para Itabirito para receber atendimento, aguardando agendamento. Agora, oferecemos acompanhamento conjunto, trazendo profissionais para realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para as gestantes de alto risco, em parceria com o município de Itabirito”.

O prefeito Angelo Oswaldo, também presente na inauguração, destacou que esse é mais um avanço na saúde pública de Ouro Preto, garantindo um apoio total às gestantes: “Agora, o município possui seu próprio serviço de pré-natal na Policlínica de Ouro Preto, no bairro São Cristóvão, eliminando a necessidade de deslocamento para Itabirito e garantindo um atendimento mais acessível e especializado”.

A inauguração do Ambulatório PNAR na Policlínica de Ouro Preto representa um marco importante no fortalecimento dos cuidados de saúde materno-infantil na região. Ao oferecer um pré-natal de alto risco abrangente e acessível, com uma equipe multidisciplinar dedicada, o município demonstra seu compromisso com a segurança e o bem-estar das gestantes em situações de risco, proporcionando-lhes atendimento especializado próximo de suas residências. Essa iniciativa não apenas reduz a necessidade de deslocamento para municípios vizinhos, como Itabirito, mas também contribui significativamente para a promoção da saúde materna e fetal, refletindo positivamente na qualidade de vida das gestantes e de suas famílias. Ouro Preto dá um passo importante na melhoria dos serviços de saúde, assegurando que todas as mulheres, independente das particularidades de suas gestações, possam contar com um atendimento de excelência em seu pré-natal de alto risco.

Texto: MArcelo Gonçalves / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Novo Centro de Habitação da APAE é inaugurado em Ouro Preto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…

1 de outubro de 2025

Programa Sextas Abertas chega ao distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto

Segundo Rachel Falcão, idealizadora e coordenadora do projeto pela FAOP, “a extensão das ações do…

29 de setembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!