Imagem: Neno Vianna
Na manhã desta segunda-feira (25), a Casa de Gonzaga foi palco de mais um evento histórico: a formalização do Plano de Afirmação Climática de Ouro Preto.
A iniciativa busca formas de enfrentamento dos desafios da crise climática e contou com a participação do prefeito Angelo Oswaldo (PV), da deputada federal Duda Salabert (PDT), do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Chiquinho de Assis, do vereador Wanderley Kuruzu (PT) e do secretário executivo do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul), Rodrigo Perpétuo.
O Plano de Afirmação Climática foi viabilizado graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil da deputada Duda Salabert e, durante a cerimônia, Rodrigo Perpétuo destacou a importância da parceria com o município na implementação de ações de sustentabilidade e ressaltou a necessidade do compromisso público, de uma governança participativa e de uma análise de risco robusta para que o Plano seja efetivo e garanta resultados positivos para a população e o meio ambiente.
Planejamento habitacional, mineração responsável e gestão de recursos foram alguns dos temas discutidos no encontro.
O ICLEI, que tem como missão apoiar cidades na implementação de políticas e práticas sustentáveis, desempenhou um papel fundamental na elaboração do Plano, oferecendo especialidades técnicas para garantir que as ações climáticas em Ouro Preto estejam alinhadas com as metas globais de redução das emissões de carbono e adaptação às mudanças climáticas.
Duda Salabert aproveitou para destacar a relevância social e patrimonial do Plano. “É importante, do ponto de vista humanitário, adaptar a cidade para que não aconteçam tragédias que possam vitimar a população ouro-pretana e, também, o patrimônio.”
A formalização do Plano coloca Ouro Preto como protagonista na busca por soluções efetivas diante da crise climática, e a cidade se alia a outras do cenário nacional e internacional que buscam enfrentar os desafios e se consolida como uma referência em sustentabilidade na região. Ainda, nas palavras de Duda, “seremos exemplo no debate sobre a crise climática”.
Texto: Ludmila Souza/ Revisão: Victor Stutz
E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…
Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…
No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…
Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…
Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…
Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…
Ver Comentários
A8fLGOGoJ4c