Blima Bracher

Ouro Preto em fotos

Concurso de fotografias

O 1º concurso de fotografia “Meio Ambiente em Foco” teve o encerramento marcado na terça-feira, 06, no Horto dos Contos. As fotos dos 12 estudantes classificados irão compor o calendário do Município de Ouro Preto em 2022. Idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente, o concurso teve como objetivo estimular o olhar dos participantes para a importância e valorização do meio ambiente, além da divulgação das belezas naturais presentes no Município.

A ação envolveu estudantes do 6º ao 9º ano matriculados na rede pública e privada de Ouro Preto e distritos. A inscrição aconteceu de 11 a 27 de junho e somou um total de 82 candidatos. A Secretaria de Educação esteve envolvida com seus colaboradores incentivando os alunos e vibrando com os registros fotográficos.

Foram escolhidas três fotos finalistas e uma destaque. O 1º prêmio foi para a aluna Maria Eduarda Costa Silva Pedrosa, do Colégio CAIC, em Cachoeira do Campo; o segundo foi para Yael Ruivo Mainardi, da Escola Estadual Dom Veloso; o terceiro foi para a aluna Thaciana Condessa Borges Cota, da Escola Professora Daura de Carvalho Neto, em Antônio Pereira, e o destaque foi para a aluna Luiza Lemos do Carmo Xavier, do Centro Educacional Ouro Preto.

“Os nossos jovens deram um show e é importante que todos contribuam exatamente para uma nova consciência do meio ambiente, uma nova postura cidadã”, destaca o prefeito Angelo Oswaldo.

Em um depoimento sensível sobre o que o seu registro fotográfico representou, Maria Eduarda Pedrosa explicou que “as borboletas passam uma felicidade pra gente, um colorido na vida”. Já Luiza Lemos ressalta: “eu senti calma ao ver aquela paisagem” e disse que sentiu “como se tivessem borboletas no estômago” ao saber que sua foto foi escolhida como destaque.

Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente, avaliou o evento como um sucesso. “Muito orgulho em ver como os sinais das crianças mostram que o caminho da preservação do meio ambiente passa pelas riquezas naturais dos nossos distritos”. Ele lembra que essa iniciativa teve o objetivo de abrir novamente as portas da educação ambiental para o município, adormecida nos últimos anos”.

Também a vice-prefeita Regina Braga agradeceu a participação de todos os presentes e parceiros do evento. “A participação dos distritos me deixa muito orgulhosa pois eu sou nascida e criada em distrito e acho que não podemos esquecê-los. O meio ambiente tem que ser foco hoje e sempre. Viva o meio ambiente”, finalizou.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Educação, Rogério Fernandes, a adjunta de Educação, Débora Etrusco, representantes dos colaboradores, Informática Itacolomi, Bazar Faria, Loja do Denis, e as juradas Fernanda Trópia (fotógrafos em Ouro Preto), Ane Souz (fotógrafa da Prefeitura de Ouro Preto) e Elaine Reis (Pedagoga da Rede Municipal de Ensino em Ouro Preto).

Fotos: Ane Souz

Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação

@blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments