Em Ouro Preto

Ouro Preto e arquidiocese de Mariana: parceria em prol do Patrimônio

O encontro entre representantes da Prefeitura de Ouro Preto e o arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos vai estreitar os laços entre as entidades em prol do bem comum: “A Prefeitura de Ouro Preto e a Arquidiocese de Mariana têm um relacionamento muito importante devido a questões envolvendo a cultura e a própria vida social e econômica do povo ouro-pretano. Nós temos muitas parcerias e elas devem ser desenvolvidas sempre com objetividade de maneira a somarmos esforços em favor do bem comum”, destacou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.

Resultado desta parceria, a Arquidiocese vai ceder ao Município uma área da Casa Paroquial em Engenheiro Corrêa para a conclusão das obras de reforma da Unidade Básica de Saúde do distrito. Foi acertada ainda, autorização da arquidiocese para o restauração da imagem de Sant’Ana da Capela da Chapada, obra de autoria do mestre Aleijadinho. Angelo pediu autorização para que o sino da capela do Padre Faria possa ser levado à Bienal de São Paulo, abrindo as comemorações do bi-centenário da Independência do Brasil. Antes, o sino passará por restauração e melhorias serão executadas na torre sineira. “É mais um ponto positivo para a conservação do nosso patrimônio e para a projeção do nome histórico de Ouro Preto, da capela do Padre Faria e da Paróquia de Santa Efigênia”, concluiu o prefeito.

Outros assuntos tratados foram a restauração dos altares da capela de Nossa Senhoras dos Prazeres, em Lavras Novas, e da igreja de São Gonçalo do Amarante, em Amarantina.

Foi a primeira visita do arcebispo à Prefeitura de Ouro Preto após a posse de Angelo Oswaldo. Dom Airton lembrou que a maior concentração do patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso do Brasil está na arquidiocese de Mariana, que compreende 136 paróquias em 79 municípios mineiros. “A preocupação da Prefeitura com o patrimônio histórico também é a preocupação da Arquidiocese. Esse patrimônio não é somente de responsabilidade da Igreja. Patrimônio histórico, artístico, cultural: antes de ser tudo isso, ele é religioso. Nasceu da vontade do povo, das pessoas mais simples e até dos grandes artistas da nossa história, tendo como exemplo Aleijadinho. Quem administra e é proprietário desse patrimônio é a Igreja, e temos que preservá-lo, temos que fazer que exista sempre e cumpra com a sua função que é de transmitir a fé, antes de tudo. Depois têm os outros aspectos: artístico, histórico, cultural, que é de toda a sociedade, independente da religião, e por isso o poder público é responsável também”, manifestou o arcebispo.

“Foi uma conversa produtiva no sentido de continuarmos esta parceria com a Igreja Católica em relação às nossas igrejas e paróquias. São solicitações importantes para o nosso município e que foram acolhidas pelo Dom Airton”, pontuou a vice-prefeita Regina Braga.

O encontro aconteceu no auditório do gabinete da Prefeitura e contou ainda com a presença dos secretários municipais de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, e da Casa Civil, Zaqueu Astoni, além do diretor de Promoção Cultural, Arthur Carneiro.

Fotos: Ane Souz Superintendência de Atos, Chancelaria e Memória .

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!