Em Ouro Preto

Ouro Preto: destino certo em qualquer estação

Ouro Preto, localizada na Região Central de Minas Gerais, a 90 km de Belo Horizonte, conta com o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil, e andar na cidade é mergulhar na história das Minas Gerais e na formação do Brasil. Ouro Preto é destino certo durante todo o ano. Museus, igrejas, arte, cultura, gastronomia e eventos são algumas das atrações que o turista pode encontrar na cidade ao longo do ano.
Ao caminhar pelas ladeiras históricas, o visitante pode conhecer os monumentos que compõem o rico conjunto arquitetônico ouro-pretano. O Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes, o maior cartão postal da cidade, possui um acervo que remonta à Inconfidência Mineira. O Museu Casa dos Contos, na Rua São José, é a antiga Casa da Moeda no período colonial, e o Museu Casa Guignard, que faz homenagem à vida e obra do artista plástico Alberto da Veiga Guignard também é uma boa opção de imersão cultural. Alguns museus possuem entrada gratuita, outros cobram um valor simbólico e a contribuição ajuda na manutenção dos prédios e acervos.
O visitante interessado em arte sacra pode conhecer o Museu Boulieu, que abriga a coleção formada pelo casal Maria Helena e Jacques Boulieu, um rico acervo que demonstra a variação do barroco pelo mundo. O Boulieu funciona como espaço cultural abrigando exposições de artistas e eventos como o programa Sílabas e Sons e o festival Os Sons do Brasil, recebendo grandes nomes da música e da cultura brasileira.
Apesar de não ser um museu, a Casa de Gonzaga, também no centro histórico, fica aberta para visitação. O casarão foi residência de Tomás Antônio Gonzaga, poeta, jurista e um importante nome da Inconfidência Mineira.

Durante sua estadia na cidade, o visitante pode desfrutar do circuito gastronômico do centro histórico. São bares, restaurantes e cafés que apresentam o melhor da hospitalidade mineira, sua gastronomia. Existem opções da tradicional comida mineira, de cozinha contemporânea e italiana, e os melhores sabores estão em Ouro Preto.

Atrativos naturais
Ouro Preto também possui vários atrativos naturais. O Parque Natural Municipal das Andorinhas é uma unidade de conservação próxima ao Centro Histórico, rica em formações rochosas e abriga um conjunto de cachoeiras na nascente do Rio das Velhas. Já no centro histórico, o Parque Horto dos Contos representa um importante capítulo para a história de Ouro Preto, é o segundo Jardim Botânico do Brasil, criado em 1799. Ambos possuem entrada gratuita.

Vilas e localidades.
Ouro Preto também possui doze distritos e alguns subdistritos com opções de pousadas, hotéis, restaurantes, além de cachoeiras e trilhas. Essas localidades são a cara do interior de Minas Gerais. A mais famosa delas é Lavras Novas, localizada a cerca de 19 km da sede Ouro Preto, e é conhecida por sua vila charmosa. Tem ótimas opções de pousadas. Além disso, os distritos Chapada, Glaura, Santo Antônio do Leite e São Bartolomeu oferecem a tranquilidade típica do interior e belezas naturais de tirar o fôlego.

Turismo cultural

Além do vasto e rico patrimônio histórico, cultural e natural, Ouro Preto possui ainda um rico calendário cultural. Durante todo o ano, o visitante pode conhecer as festas e manifestações culturais ouro-pretanas. No Portal do Turismo de Ouro Preto é possível acessar e baixar o calendário anual de eventos, além de informações sobre a história da cidade e seus atrativos, além de valores e horários de visitação dos museus e igrejas: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/

Conheça Ouro Preto, a cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, onde todo dia é histórico.

Imagem: Patrick de Araújo
Texto: Patrick de Araújo e Greiza Tavares

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!