O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) vai se tornar realidade no município de Ouro Preto. A iniciativa busca ser uma casa de acompanhamento para as pessoas nesse contexto, de modo que estas possam realizar refeições diárias, cuidar da higiene pessoal e fazer o uso da lavanderia.
A Unidade Socioassistencial Municipal vai dispor de toda a estrutura física básica necessária, com mobiliário e materiais de limpeza. Haverá atendimento, acompanhamento, apoio técnico psicossocial, escuta qualificada, orientação na perspectiva de construção de novos projetos de vida e restabelecimento de vínculos familiares e comunitários, resgatando a dignidade e a cidadania ao reduzir as violações dos direitos.
O serviço vai contemplar jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua, que também serão encaminhados para obtenção de documentos pessoais, acesso a oficinas e ao Sistema Nacional de Emprego (SINE). Os espaços do Centro POP poderão ser usufruídos de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.
O Centro POP conta com parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para orientações jurídicas e demais ações do equipamento. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai fornecer recursos materiais e equipe técnica, bem como supervisionar o pleno e adequado funcionamento do espaço, que funcionará na rua Padre Tobias, nº 109, no bairro Antônio Dias.
A inauguração do Centro POP, Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua de Ouro Preto, será na segunda-feira, 7 de novembro, às 10 horas. Participe.
Texto: Juliana Rodrigues | Revisão: Victor Stutz
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.