Blima Bracher

Ouro Preto: confira programação da Semana do Patrimônio

Fachada da Igreja do Carmo, por Aleijafinho

Ouro Preto possui um rico patrimônio material e imaterial, com sua história, arquitetura barroca, ladeiras, igrejas, pessoas, grupos culturais e cada detalhe da cidade faz com que o Município celebre com entusiasmo o dia Nacional do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto. Para exaltar a importância dessa data, a Secretaria de Cultura e Patrimônio organizou uma semana de comemorações com vários eventos para a população.

As ações começaram nesta quarta, 11 de agosto, com três importantes celebrações: os 270 anos de criação do Arquivo Público Municipal, 77 anos de criação do Museu da Inconfidência, antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e também pelo aniversário de 277 Tomás Antônio Gonzaga. Às 15h, houve um ato de consolidação da parceria com o Family Search por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, solidificando a importância do arquivo na construção das narrativas históricas.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, reforça a importância de se ter um acervo mais moderno e dinâmico. “Esse termo de cooperação técnica vem para tornar o Arquivo Público Municipal mais acessível à população ouro-pretana de forma a preservar o documento em papel, mas também disseminar a origem das famílias de Ouro Preto, dos primeiros habitantes, dos povoadores, dos formadores da comunidade de Vila Rica”.

Aproveitando a comemoração do aniversário do Arquivo, Angelo doou documentos importantes como a assinatura do Conde de Bobadela, o Gomes Freire de Andrade, a assinatura de Augustin François de Saint-Hilaire, um naturalista francês que escreveu muito sobre Ouro Preto. “Esses documentos pertenceram a Nelson de Sena, ex-diretor do Arquivo Público Mineiro, nos foi doado pela Maria Leticia Nelson de Sena e vai compor e enriquecer nosso acervo”, finalizou.

A programação se estende até o dia 17 de agosto, no qual se comemora, oficialmente, o Dia Nacional do Patrimônio. Confira a programação abaixo.

DIA 11 – QUARTA-FEIRA

· 277 Anos de nascimento de Tomás Antônio Gonzaga;

· 270 Anos de criação do Arquivo Público Municipal;

· 77 Anos de criação do Museu da Inconfidência, antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica.

15h – A importância do arquivo na construção das narrativas históricas – Consolidação da parceria com o Family Search por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica.

DIA 12 – QUINTA-FEIRA

13h – Lançamento digital nas redes sociais da Prefeitura Municipal do Documentário “A FÉ QUE CANTA E DANÇA”, de Vinícius Terror.

DIA 13 – SEXTA-FEIRA

17h – Abertura da exposição “Espelho da memória”, fotos de Luiz Fontana. Bate Papo sobre o passado, presente e futuro da paisagem urbana de Ouro Preto.

Local: Terminal Rodoviário de Ouro Preto

DIA 14 – SÁBADO

17h – Apresentação do Coral e Orquestra Cidade dos Profetas, série “Concertos Itinerantes”, sob a Regência do Maestro: José Herculano Amâncio.

Local: Igreja São Francisco de Assis

DIA 16 – SEGUNDA-FEIRA

13h – Lançamento digital nas redes sociais da Prefeitura Municipal da exposição “João Veloso, legado e obra: 90 anos do 1º tombamento municipal brasileiro”.

DIA 17 – TERÇA-FEIRA

· DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

· Aniversário de nascimento de Rodrigo Melo Franco

Local: Casa de Gonzaga – Secretaria de Turismo e Arquivo Público

De 14h às 16h30

· 1º Encontro de Gestores e Agentes de Preservação do Patrimônio Cultural – III Fórum de Educação Patrimonial.

Local: Auditório da Casa Bernardo Guimarães – Fundação de Artes de Ouro Preto

Participação presencial mediante convite e confirmação de presença.

Transmissão via canal do Youtube da Casa do Professor/Secretaria Municipal de Educação.

14h – Abertura oficial do Evento;

14h15 – A trajetória de Ouro Preto nos 25 anos de ICMS Cultural: desafios e possibilidades na gestão e na consolidação da política de proteção do Patrimônio Cultural Municipal;

15h – “Ouro Preto, o meu lugar”: 3 anos de pioneirismo e inovação na educação para o patrimônio;

16h – Lançamento oficial do material didático do Programa de Educação Patrimonial “Ouro Preto, o meu lugar”;

16h30 – Encerramento oficial.

Texto: Nathália Souza

Foto: Ane Souz

Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação(31) 3559-3286
Nossas mídias sociais:Facebook
Instagram
Flickr

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments