O município de Ouro Preto está dando passos significativos em direção ao desenvolvimento sustentável com a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Este plano promete ser um marco crucial nas iniciativas locais para proteger e revitalizar esse importante bioma.
O PMMA surge como uma resposta concreta aos desafios enfrentados pela região, destacando os vetores de desmatamento e degradação que ameaçam a Mata Atlântica. Além disso, visa integrar políticas, planos e ações municipais para uma abordagem mais abrangente e eficaz.
Uma das principais metas do PMMA é identificar áreas prioritárias e estratégias para a conservação e recuperação da Mata Atlântica, visando a preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ela proporciona.
Para garantir que o plano seja representativo e inclusivo, está sendo adotada uma abordagem participativa em sua construção. Nesse sentido, estão programadas oficinas participativas em diferentes distritos do Município, que ocorrerão entre os dias 04 a 09 de março.
Essas oficinas não apenas fornecerão um espaço para o engajamento da comunidade local, mas também serão cruciais para a coleta de informações e insights valiosos que informarão o desenvolvimento do PMMA.
Com o envolvimento ativo dos cidadãos, espera-se que o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica seja verdadeiramente representativo dos interesses e necessidades da população de Ouro Preto, consolidando assim o compromisso do município com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar de suas gerações presentes e futuras.
Confira a programação completa abaixo:
04/03/24 (Segunda-feira) – 17h às 19h
Antônio Pereira – CRAS (Rodovia MG 129 KM 130, nº 30)
06/03/24 (Quarta-feira) – 17h às 19h
Santa Rita (abrangência Santo Antônio do Salto e Lavras Novas ) – Salão Paroquial (Rua São Vicente, 23)
06/03/24 (Quarta-feira) – 18h às 20h
Engenheiro Corrêa (abrangência Miguel Burnier) – Escola José Esteban Braga ( Rua Capelinha, n° 1)
07/03/24 (Quinta-feira) – 17h às 19h
Glaura (abrangência São Bartolomeu) – Pólo Cultural de Glaura (Praça da Matriz, nº 09)
08/03/24 (Sexta-feira) – 17h às 19h
Cachoeira do Campo (abrangência Amarantina e Santo Antônio do Leite) – Quadra do Oratório Dom Bosco (Av. Pedro Aleixo)
09/03/24 (Sábado) – 09h às 11h
Ouro Preto (abrangência Rodrigo Silva) – Anexo do Museu da Inconfidência (Rua Antônio Pereira, n°3)
Texto: Bernardo Marotta / Revisão: Victor Stutz
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.