Em Ouro Preto

Novos rumos da educação em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi
Entre os dias 19 e 21 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação realizou o I Congresso de Boas Práticas Educacionais de Ouro Preto, no Centro de Artes e Conveções da UFOP. O objetivo do encontro foi proporcionar para todos os servidores da Educação um espaço de diálogos, aprendizados e reflexões, além de trazer visibilidade às boas práticas realizadas pelas 45 unidades de ensino do Município, desde a educação infantil até a EJA.

Os eventos foram marcados por palestras, rodas de conversas, apresentações culturais dos alunos, bate-papos, premiações e apresentações de iniciativas realizadas nas nossas redes de ensino. Na quinta-feira, 19, depois da mesa de abertura, o educador, antropólogo e pedagogista José Francisco de Almeida Pacheco deu uma palestra magna sobre as novas construções sociais de aprendizagem, criando um momento de reflexão entre as pessoas presentes.

Na sexta-feira, 20, o encontro começou com uma mesa-redonda sobre o programa “Movimenta Educação: o futuro é agora”, um projeto pedagógico criado para integrar a escola com a rede municipal. Durante a mesa de conversa, a secretária municipal de Educação, Deborah Etrusco, e um representante do Instituto Áquila, parceiro do projeto, discutiram sobre a funcionalidade do programa e seus benefícios para a educação do Município. Simultaneamente, a equipe de nutricionistas da SME realizou um curso de boas práticas e manipulação de alimentos para as servidoras que trabalham com alimentação escolar.

Na parte da tarde, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Reino da Alegria e da Escola Municipal José Estavam Braga realizaram apresentações de projetos realizados durante o ano e, logo em seguida, a Casa do Professor anunciou os ganhadores da quinta edição do prêmio “Parabéns Professor”. Foram dias de muito aprendizado, diálogo, trocas e celebrações das redes de ensino de Ouro Preto!

Texto: Clara Costa / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!