Em Ouro Preto

Novos rumos da educação em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi
Entre os dias 19 e 21 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação realizou o I Congresso de Boas Práticas Educacionais de Ouro Preto, no Centro de Artes e Conveções da UFOP. O objetivo do encontro foi proporcionar para todos os servidores da Educação um espaço de diálogos, aprendizados e reflexões, além de trazer visibilidade às boas práticas realizadas pelas 45 unidades de ensino do Município, desde a educação infantil até a EJA.

Os eventos foram marcados por palestras, rodas de conversas, apresentações culturais dos alunos, bate-papos, premiações e apresentações de iniciativas realizadas nas nossas redes de ensino. Na quinta-feira, 19, depois da mesa de abertura, o educador, antropólogo e pedagogista José Francisco de Almeida Pacheco deu uma palestra magna sobre as novas construções sociais de aprendizagem, criando um momento de reflexão entre as pessoas presentes.

Na sexta-feira, 20, o encontro começou com uma mesa-redonda sobre o programa “Movimenta Educação: o futuro é agora”, um projeto pedagógico criado para integrar a escola com a rede municipal. Durante a mesa de conversa, a secretária municipal de Educação, Deborah Etrusco, e um representante do Instituto Áquila, parceiro do projeto, discutiram sobre a funcionalidade do programa e seus benefícios para a educação do Município. Simultaneamente, a equipe de nutricionistas da SME realizou um curso de boas práticas e manipulação de alimentos para as servidoras que trabalham com alimentação escolar.

Na parte da tarde, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Reino da Alegria e da Escola Municipal José Estavam Braga realizaram apresentações de projetos realizados durante o ano e, logo em seguida, a Casa do Professor anunciou os ganhadores da quinta edição do prêmio “Parabéns Professor”. Foram dias de muito aprendizado, diálogo, trocas e celebrações das redes de ensino de Ouro Preto!

Texto: Clara Costa / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!