Em Ouro Preto

Novos rumos da educação em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi
Entre os dias 19 e 21 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação realizou o I Congresso de Boas Práticas Educacionais de Ouro Preto, no Centro de Artes e Conveções da UFOP. O objetivo do encontro foi proporcionar para todos os servidores da Educação um espaço de diálogos, aprendizados e reflexões, além de trazer visibilidade às boas práticas realizadas pelas 45 unidades de ensino do Município, desde a educação infantil até a EJA.

Os eventos foram marcados por palestras, rodas de conversas, apresentações culturais dos alunos, bate-papos, premiações e apresentações de iniciativas realizadas nas nossas redes de ensino. Na quinta-feira, 19, depois da mesa de abertura, o educador, antropólogo e pedagogista José Francisco de Almeida Pacheco deu uma palestra magna sobre as novas construções sociais de aprendizagem, criando um momento de reflexão entre as pessoas presentes.

Na sexta-feira, 20, o encontro começou com uma mesa-redonda sobre o programa “Movimenta Educação: o futuro é agora”, um projeto pedagógico criado para integrar a escola com a rede municipal. Durante a mesa de conversa, a secretária municipal de Educação, Deborah Etrusco, e um representante do Instituto Áquila, parceiro do projeto, discutiram sobre a funcionalidade do programa e seus benefícios para a educação do Município. Simultaneamente, a equipe de nutricionistas da SME realizou um curso de boas práticas e manipulação de alimentos para as servidoras que trabalham com alimentação escolar.

Na parte da tarde, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Reino da Alegria e da Escola Municipal José Estavam Braga realizaram apresentações de projetos realizados durante o ano e, logo em seguida, a Casa do Professor anunciou os ganhadores da quinta edição do prêmio “Parabéns Professor”. Foram dias de muito aprendizado, diálogo, trocas e celebrações das redes de ensino de Ouro Preto!

Texto: Clara Costa / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Novo Centro de Habitação da APAE é inaugurado em Ouro Preto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…

1 de outubro de 2025

Programa Sextas Abertas chega ao distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto

Segundo Rachel Falcão, idealizadora e coordenadora do projeto pela FAOP, “a extensão das ações do…

29 de setembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!